Início Notícias Amambai Dia do Rotariano: em Amambai, 18 sócios compõem o clube de serviço

Dia do Rotariano: em Amambai, 18 sócios compõem o clube de serviço

0

22/02/2021 14h11

Há mais de 60 anos o Clube presta serviços a comunidade

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Nesta terça-feira (23), é comemorado o dia daquela pessoa que decidiu servir a comunidade: o rotariano. Seja uma pessoa ou uma entidade que precisar de ajuda, o rotariano vai estar ali cumprindo a sua missão e servindo sem se importar com retorno.

Em Amambai, eles são 18. Dezoito profissionais de diversas atividades dignas, de vida particular respeitável, que são líderes em suas atividades e que juntos, prestam serviços à comunidade.

Desde campanhas para arrecadação de agasalhos, promoções em busca de angariar fundos para subsidiar doações de veículos ou eletrodomésticos para entidades, até a aquisição de cadeiras de rodas para o abastecimento de um banco de cadeiras, os rotarianos trabalham para tornar a sociedade um pouco mais justa. Agora, com a pandemia de Covid-19, as ações estenderam-se também para doação de álcool 70% a entidades e promoção de Lives para angariar fundos para algumas entidades do município.

Wilsonir Gomes Vasconcelos, um dos rotarianos mais antigos de Amambai, com 45 anos de clube, fala do orgulho de pertencer ao clube de serviço: “Ser rotariano é ser associado à maior organização de prestação de serviços humanitários do mundo. O Rotary está presente em 218 países, num total de mais de 35 mil clubes, que congregam profissionais de todas as áreas de atuação, onde são cultivados altos padrões de ética e profissionalismo. A exemplo da nossa cidade, o Rotary está presente desde 1952 e participou da fundação de hospital, usina hidrelétrica, escola ginasial, atualmente é a escola Dom Aquino Correa, biblioteca pública, Clube Social.”, expressou.

Como se tornar um rotariano

Uma dos principais diferenciais entre Rotary e outras organizações é o processo de afiliação por convite. Para ingressar na entidade é necessário receber convite de um membro do Rotary Club.

Em geral, sócios potenciais são convidados a assistir uma ou mais reuniões para familiarizar-se com o Rotary. Posteriormente, seus nomes são encaminhados à comissão do quadro social do clube para apreciação. O regimento do clube que vai indicar se o sócio potencial vai ou não ser aceito no grupo. De acordo com o presidente do Rotary de Amambai, o comerciante, Fernando Kiyoshi Hayashi, além de tudo isso, é necessário que o associado tenha amor por ajudar o próximo, ou seja, dar de si antes de pensar em si, que é o lema do clube de serviço.

Depois disso, o rotariano passa a fazer uma pequena contribuição mensal para a manutenção do clube, bem como, um percentual a ser encaminhado a Fundação Rotária.

Rotary Amambai

A história do Rotary de Amambai se confunde com a do município. Há mais de 60 anos, homens de bem fundaram no município uma das instituições mais relevantes do mundo, presente em mais de 200 países, com mais de um milhão de rotarianos e sendo o Rotary International uma das únicas instituições não governamentais presentes na ONU.

Ao longo dese tempo o clube reuniu cidadãos e cidadãs que juntos fizeram Amambai melhor, participando efetivamente da vida social, política, educacional e na área de saúde do município.

O primeiro presidente do Rotary em Amambai foi Sidney Batista. Uma das primeiras ações foi o apelo para que melhorasse o transporte das malas do Correios. Em abril de 1958, os rotarianos discutiam a necessidade da criação de uma escola ginasial em Amambai. Em 1959, o clube já possuía sede própria.

Atualmente, rotarianos representando o clube participam de conselhos municipais, além de estarem efetivamente presentes nos acontecimentos e ações relevantes da cidade.

Banco de Cadeira de Rodas

Um dos programas do clube de Amambai é o Banco de Cadeiras de Rodas. A iniciativa visa ceder provisoriamente cadeiras de rodas e andadores a pessoas necessitadas. Não há critério de tempo máximo para o empréstimo, a cedência é feita enquanto a pessoa precisar. Atualmente, de acordo com o presidente do Rotary, não há cadeiras para empréstimo e que os sócios buscarão, no decorrer deste ano, fortalecer o programa. .

Sair da versão mobile