Início Notícias Amambai Grupo Indígena de Amambai se apresenta em festival de teatro profissional

Grupo Indígena de Amambai se apresenta em festival de teatro profissional

0

12/11/2021 08h13

Grupo Indígena de Amambai se apresenta em festival de teatro profissional na Capital nesta sexta-feira (12)

Dirigido pelo professor Duadino Martines, o Pa’i Kuara Rendy é o primeiro grupo indígena a participar de um festival profissional de teatro.

Fonte: Redação

Amambai (MS)- A noite desta sexta-feira (12) promete ser especial para o grupo de teatro amambaiense composto inteiramente por indígenas da Aldeia Amambai, Pa’i Kuara Rendy. Ele se apresenta no festival de teatro profissional Campo Grande em Cena, a partir das 18h.

O espetáculo “Gritaram-me bugra!” traz em cena uma indígena que conta o seu sentimento de ser uma nativa e como o preconceito e a discriminação afetam a sua vida. Um misto de tristeza e orgulho de ser chamada de bugra, que remete à cultura indígena do país como um ser inferior e que muitas vezes soa como ofensa. Ela expõe a questão do feminicídio e reflete sobre sentir orgulho de ser quem ela é, valorizando as cores e ritos de sua cultura por meio dos instrumentos Guarani Kaiowá e os cantos.

A direção da peça é do professor Duadino Martines, idealizador do Pa’i Kuara Rendy; a produção, da atriz Alessandra Tavares; maquiagem e figurino por Elza Rodrigues e os atores são Cristiane Lossate, Adeilson Gonçalves Vasques, Gebesson Losano, Letícia Duarte Martins, Athaiele Souza e Poliane Velasques Lima.

O grupo de teatro Pa’i Kuara Rendy, que significa “Raio de Sol” foi criado em 2016 e conta atualmente com 12 participantes, que buscam na arte ressaltar e valorizar a cultura indígena, seus talentos, cantos e danças.

Assista abaixo um documentário que mostra a história do grupo produzido através de incentivos da Lei Adir Blanc de apoio à cultura e entenda melhor a importância desse projeto para o cultura do município de Amambai:




Sair da versão mobile