Início Notícias Amambai Dia da Umbanda é celebrado com batucada em Amambai

Dia da Umbanda é celebrado com batucada em Amambai

0

16/11/2021 08h34

Evento aconteceu nessa segunda-feira (15) na praça Coronel Valêncio de Brum.

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Com o intuito de celebrar o Dia Nacional da Umbanda, instituído por meio de uma lei em 2016, adeptos à religião reuniram-se nessa segunda-feira (15) na praça Coronel Valêncio de Brum para participarem da 2ª Edição da Batucada.

Juntos, participantes dos quatro terreiros do município: Tenda Espírita de Umbanda Luz de Aruanda do Renascer (TeuLar); Centro Espírita de Umbanda Vale do Sol (Ceuvs); Centro de Ogum e Terreiro de Umbanda Pai Guiné, além de pessoas de Dourados que vieram prestigiar o evento, vestiram branco e tocaram os pontos, que são as músicas da religião.

Indagado sobre o evento ser uma forma de combater o preconceito que existe contra religiões de matriz africana, um dos organizadores do evento, Raul Emannuel, confirmou que um dos objetivos é este mesmo. “Nossa intenção é essa, dar literalmente as caras pra ajudar a trazer mais entendimento sobre a religião e desmistificar muita coisa que acham sobre mas não é verdade”, frisou.

Algo que Raul também destacou foi a presença de diferentes gerações de umbandistas no evento, que foi prestigiado pelos mais velhos e também pelos mais novos da religião.

“Antes, o preconceito era ainda maior contra os umbandistas e então as pessoas mais velhas costumavam se resguardar mais pra evitar problemas na vida profissional, por exemplo, e até familiar (…) já a juventude, hoje, tem essa pegada mais pra frente e gostam de se autoafirmar umbandistas e isso traz uma notoriedade maior pra religião e ajuda a quebrar certos preconceitos”, finalizou.

Veja fotos do evento:

Sair da versão mobile