Início Notícias Lado B Especial Retrospectiva: Coordenadoria de Políticas para as Mulheres atuou na conscientização de...

Especial Retrospectiva: Coordenadoria de Políticas para as Mulheres atuou na conscientização de combate à violência doméstica em Amambai

0
Gestora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Judice Lemes

Infelizmente, a violência doméstica está muito presente na vida de mulheres amambaienses e a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres atua na conscientização de combate a esse tipo de violência e oferecendo também suporte às mulheres vitimadas.

Patrícia Dapper

Amambai (MS) – Desde fevereiro de 2021, a Coordenadoria de Política Públicas para as Mulheres está sob os cuidados da advogada e mestranda em desenvolvimento econômico, Priscila Judice Lemes e ao longo de 2021 realizou inúmeras atividades de conscientização contra a violência doméstica e ações em prol de mulheres em situação de vulnerabilidade social do município de Amambai.

A gestora explica que existem as ações temáticas que são propostas pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, como por exemplo o Dia das Mulheres, no mês de março; o Agosto Lilás, Outubro Rosa e os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres nos novembro e dezembro, mas que além dessas, a CPPM de Amambai idealizou campanhas de conscientização e também uma campanha para arrecadação de absorventes para o projeto Segurança Menstrual, que mobilizou toda a cidade nas doações.

O que é a CPPM?

A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres faz parte da rede e apoio que o Estado de Mato Grosso do Sul oferece às mulheres. Ela está diretamente ligada à Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres e ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Priscila explica que a coordenadoria serve como uma rede de apoio para possibilitar mais segurança e informação às mulheres que por algum motivo encontrem-se em situação de vulnerabilidade.

“Nós orientamos e passamos informações às mulheres de qualquer idade e junto a isso, fazemos o elo entre esta mulher – que muitas vezes é vítima de alguma coisa, principalmente, violência doméstica quando falamos de Amambai – e os órgãos públicos que poderão auxilia-la”, explicou a gestora.

Aliado aos trabalhos da Coordenadoria, existe em Amambai o Projeto Mulher Segura (Promuse), um programa da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, que faz monitoramento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Policiais Militares devidamente capacitados realizam policiamento orientado com objetivo de promover o enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, por meio de ações de prevenção, visitas técnicas, conversas com vítimas, familiares e até mesmo com os agressores, fazendo os encaminhamentos pertinentes aos órgãos da rede municipal de atendimento à mulher em situação de violência.

Maior dificuldade em 2021

A maior dificuldade enfrentada pela Coordenadoria em 2021 foi o agravamento da pandemia de Covid-19.

Além disso, segundo Priscila, em tempos de pandemia, com regras para distanciamento social a situação da mulher que vive um relacionamento abusivo e violento tende a piorar. E foi esse fator motivou o Governo do Estado a lançar o site NÃO SE CALE.

A nova ferramenta, de uso fácil e linguagem acessível, coloca ao alcance das mulheres informações sobre serviços e atendimentos. Possibilita ainda tirar dúvidas sobre procedimentos e legislações, além de permitir que elas entrem em contato para atendimento online.

Expectativas para o próximo ano

Para 2022, as expectativas de Priscila são pelo fim da pandemia, pela promoção de mais ações de conscientização sobre a violência contra a mulher. ” Queremos aonda poder promover mais cursos para as mulheres serem independentes e poderem sair do ciclo da violência”, finalizou.

Que todas essas suas expectativas se tornem reais, Priscila!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile