Início Notícias Direitos Humanos Projeto gravado em guarani leva informações sobre violência doméstica para mulheres indígenas

Projeto gravado em guarani leva informações sobre violência doméstica para mulheres indígenas

0

Fonte: Jaqueline Hahn Tente, Secid

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), lança o projeto “KUNHÃ KUERY! NHÃMBOPAHA JEIKO ASY”, na língua terena, que na tradução para português significa: Mulher! Chega de Violência!

O projeto é destinado à população indígena, em especial as mulheres, com o objetivo de prevenir e combater a violência contra as mulheres indígenas, e consiste na produção e divulgação de conteúdos informativos e de orientações sobre violência de gênero, Lei Maria da Penha e a rede de enfrentamento e atendimento, gravados em línguas indígenas, iniciando em Guarani.

Segundo dados de um levantamento realizado em 2019, 14% dos crimes de violência doméstica figuram como vítimas as mulheres indígenas, evidenciando dessa forma, a violação dos direitos dessas mulheres no contexto da violência doméstica e familiar. Dessa forma, com o objetivo de prevenir e combater a violência contra as mulheres indígenas surgiu o projeto Kunhã Kuery! Nhãmbopaha Jeiko Asy.

O material foi produzido e gravado no estúdio da Secretaria de Comunicação do TJMS e contam com a atuação de profissional indígena para a tradução e interpretação do conteúdo na língua Guarani.

Link de acesso aos spots para rádio.

Link para acesso ao Canva.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile