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Provador virtual otimiza experiência de compra em e-commerces de moda

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Fonte: Assessoria

Comprar roupas pela internet ainda é um desafio para muitas pessoas, mas uma tecnologia inovadora tem mudado esse cenário e atraído o olhar do consumidor, que é o provador virtual.

Em diversas lojas já é possível encontrar essa ferramenta que otimiza a experiência de compra em e-commerces de moda e facilita para que o consumidor adquira o produto no tamanho certo e de acordo com o seu gosto.

Isso tudo porque quem está acostumado a comprar roupas em lojas físicas sente a necessidade de provar a roupa antes da aquisição. E não é para menos, a experiência de poder provar a roupa permite identificar se o tecido é de qualidade, se o tamanho escolhido é adequado e se o modelo possui um bom caimento. 

Embora a tecnologia ainda não ofereça uma experiência completa como a da compra física, o consumidor já pode utilizar o provador virtual para facilitar a sua compra pela internet. Essa é uma estratégia adotada pelas lojas online no setor da moda para diminuir a quantidade de devoluções e troca de peças de vestuário, aumentando assim a satisfação dos clientes e redução de gastos com processos de troca.

Como funciona o provador virtual?

Hoje em dia o provador virtual pode ser encontrado nas principais lojas online do setor da moda, como a Zattini, Posthaus, Hering, entre outras. A ferramenta é facilmente encontrada ao escolher uma peça de vestuário e funciona de forma diferente em cada site.

Segundo especialistas nesse tipo de tecnologia, o provador virtual foi criado para ser intuitivo e fácil de usar. Para usar o provador virtual o consumidor precisa informar se é do sexo feminino ou masculino, altura, peso e idade. Dessa forma, o provador gera um tamanho aproximado de acordo com as medidas orientadas pelo consumidor. No final, o consumidor ainda pode visualizar qual o corpo criado pelo algoritmo e ajustá-lo de acordo com as suas medidas para chegar no número de roupa ideal. 

Em algumas ferramentas, o consumidor ainda pode colocar a medida da cintura, do quadril e do busto, para que o tamanho escolhido seja o mais aproximado possível e minimize as chances de troca da peça.  

A aposta dos e-commerces de moda é de que o provador virtual possa atrair o público que tem mais dificuldade em comprar peças de vestuário pela internet. De acordo com especialistas em e-commerce, muitos consumidores ainda têm receio em comprar roupas pela internet por medo de não gostar de como a peça ficará no corpo.

Por isso, mesmo com o aumento das vendas pela internet, ainda existem pessoas que preferem comprar certos produtos pessoalmente, dentre eles estão as peças de vestuário.

Além de atrair consumidores mais receosos, os provadores virtuais podem ajudar as lojas online a diminuir suas taxas de troca ou reembolso. Atualmente, os processos de troca de roupas quando compradas pela internet ainda segue de forma burocrática e bastante demorada, o que gera uma experiência de compra ruim para o consumidor.

Portando, com o provador virtual as lojas esperam que as pessoas possam comprar as roupas com mais segurança, diminuindo assim a necessidade de troca das peças por causa do tamanho.

Preços baixos também chamam a atenção do consumidor

Além da tecnologia, as lojas online no segmento da moda têm apostado em preços baixos para atrair os consumidores. Esse é o caso da Zattini, que é uma loja online que oferece produtos de grandes marcas como Farm, Colcci, Santa Lolla, Jorge Bischoff, Liz e Vizzano, mas com preços reduzidos. 

Nesta loja o consumidor ainda tem a oportunidade de comprar no outlet, que geralmente são últimas peças ou de coleções passadas com um grande percentual de desconto. Outra forma utilizada por essa loja para atrair os consumidores é o cupom promocional da Zattini, que pode oferecer desconto no valor da compra, frete grátis e muito mais.

Portanto, apostar em um preço baixo também tem sido uma estratégia de diversas lojas do segmento da moda para conseguir um público maior de consumidores que comprar roupas pela internet. Para os especialistas em compras online, após as primeiras compras o consumidor perde o receio de adquirir produtos como peças de vestuário, pois percebe que não é tão difícil comprar sem provar as roupas pessoalmente. Agora com o provador virtual, a tendência é que mais pessoas passem a comprar roupas pela internet. 

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