Início Notícias Cidades Creas de Caarapó localiza familiares de moradora sem contato com os parentes...

Creas de Caarapó localiza familiares de moradora sem contato com os parentes há mais de uma década

0
Rosineide Ferreira com parte dos familiares depois de mais de 10 anos sem contato /Foto: Divulgação

Fonte: Dilermano Alves

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Caarapó (Creas) acaba de anunciar mais uma boa notícia. Trata-se da localização dos familiares de uma moradora do município que havia perdido o contato com os parentes há cerca de 11 anos, mas que agora podem comemorar o reencontro e celebrar a vida.

O Creas informou que, em junho do ano passado, Rosineide Ferreira, de 38 anos, procurou a instituição pedindo apoio para localizar os seus familiares – tios e primos -, que estariam residindo em Alagoas ou São Paulo. A moradora disse, à época, que há aproximadamente dez anos os parentes tinham vindo a Caarapó a passeio, mas desde então não mantiveram mais contato.

Com base nas informações preliminares fornecidas por Rosineide – o seu tio se chamava Valdomiro e era casado com Terezinha, com quem tinha sete filhos de nome Luciano, Lucivaldo, Lucineide, José, Edineide, Edileide e Edilene – a equipe do Creas iniciou a missão de localizá-los. A equipe do órgão público pontua que uma informação fornecida por Rosineide foi a chave para a localização dos seus familiares: o fato de que sua prima Edilene ficou grávida e teve trigêmeos. Os técnicos do Creas, então, fizeram pesquisas nas redes sociais em busca de notícias sobre o nascimento de trigêmeos e, a partir das informações coletadas, ainda no mês de junho do ano passado, os parentes da moradora de Caarapó foram localizados.

Em uma semana, Rosineide já tinha conseguido conversar com toda a família, e agora, após pouco mais de um ano, seus tios saíram de Alagoas para presenteá-la nesta semana com uma visita a Caarapó, e, como forma de gratidão, foram ao Creas na última segunda-feira (25) para conhecer a assistente social que havia articulado para que se reencontrassem.

“É muito gratificante poder ver a felicidade das pessoas nos pequenos gestos que fazemos por elas”, destacou a assistente social e coordenadora do Creas, Lucimara Cavalheiri, que foi a responsável por ter proporcionado esse reencontro entre à família.

Creas

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. É unidade de oferta ainda do serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também são oferecidos informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

Famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades de programas sociais em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile