Início Notícias Amambai Agentes de Saúde e de Combate às Endemias de Amambai terão reajuste...

Agentes de Saúde e de Combate às Endemias de Amambai terão reajuste salarial a partir deste mês

0
Reunião de autoridades com os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias / Foto: Leonildo Acosta

O texto da PEC prevê um piso salarial nacional de dois salários mínimos para a categoria.

Fonte: Bruna Corrêa/Secom

Amambai (MS)- O Plenário do Senado aprovou, em sessão semipresencial do mês de maio, a proposta de emenda à Constituição (PEC) 9/2022, que trata da política remuneratória e da valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias.

O texto da PEC prevê um piso salarial nacional de dois salários mínimos (equivalente hoje a R$ 2.424) para a categoria e também prevê adicional de insalubridade e aposentadoria especial, devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas. A PEC ainda determina que deverão estabelecer outras vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações, a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.

A emenda estabelece ainda que os vencimentos dos agentes sejam pagos pela União, por meio de repasse para os estados e aos municípios que farão o pagamento dos servidores na folha mensal.

A matéria, de iniciativa do deputado Valtenir Pereira (MDB-MT), foi relatada pelo senador Fernando Collor (PTB-AL) e aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) após 11 anos de tramitação dentro do Congresso Nacional.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Dirlene Zanetti, apesar da portaria ter sido aprovada no mês de maio, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias começarão a receber a partir da folha do mês de junho, já que só agora a administração municipal começou a receber os repasses do Governo Federal.

“Essa é uma grande conquista para os nossos ACS e ACE que sempre estão à disposição da população, sendo a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SMS) e no combate a diversos vetores do município, evitando epidemias, estaremos realizando os pagamentos já neste mês, aguardando para que haja o depósito dos retroativos”, afirmou a gestora da pasta.

Na última sexta-feira, 15 de julho, foi realizada uma reunião no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), reunindo o presidente da Câmara Municipal Valter Brito e demais vereadores, equipes de Agentes de Saúde e de Endemias, do Procurador Jurídico da Prefeitura de Amambai Caio Fachin e do prefeito municipal Edinaldo Luiz de Melo Bandeira. A audiência buscava comemorar junto aos agentes essa conquista, informando-os sobre os repasses do novo piso salarial e oferecendo mais dados sobre a PEC 09/2022.

No ato, Dr. Bandeira parabenizou toda a classe pela luta e ao senado por aprovar uma PEC tão importante para a saúde. “Acredito que os atendimentos à população melhoram quando temos uma atenção básica de qualidade, e isso só pode ser feito com a equipe da estratégia de saúde da família sendo valorizada da forma que merece”, concluiu.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile