21.9 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Coleta seletiva é realizada em 100% das vilas de Amambai

- Publicidade -

11/07/2018 14h33

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Implantada em Amambai em outubro de 2015, a coleta seletiva já atinge 100% da cidade, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semai).

De responsabilidade da Coopercicla (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Amambai), a coleta seletiva é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo, no caso de Amambai, os chamados dejetos, são encaminhados para um aterro sanitário em Dourados.

“Por estarmos nos organizando ainda, agora atendendo 100% do município, podem haver alguns atrasos, mas isso logo será resolvido”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Luciney Bampi.

Segundo ele, são produzidas em Amambai a média de 376 toneladas de lixo, das quais 119 foram recolhidas pela Coopercicla em janeiro de 2018. Cerca de 60 desse lixo foi reciclado pela cooperativa.

“Não se consegue reciclar tudo porque de fato não há tanta participação da população em separar o lixo seco do úmido, mas isso vamos conseguindo aos poucos, nosso projeto está apenas no início”, afirmou o secretário.

Ação vem sendo realizada para incentivar a prática da separação do lixo

A Coopercicla, que tem hoje 32 cooperadodos, está realizando uma ação de incentivo à separação correta do lixo urbano dentro dos domicílios, distribuindo sacos de ráfia em todas as residências da cidade.

O objetivo da ação é incentivar os moradores a separarem dentro dos domicílios o lixo seco, servível para reaproveitando e reciclagem.

No próprio saco que está sendo distribuído pela Coopercicla em todos os domicílios de Amambai já vem as instruções do que deve ser separado para reciclagem e reaproveitamento. Uma breve explicação para que o morador tenha certeza do que deve ser feito, também é realizada.

De acordo com a Coopercicla, os sacos de coleta são retornáveis, ou seja, o cidadão vai colocá-lo em seu ponto de coleta de lixo e as equipes da Cooperativa vão recolher apenas o material, deixando o saco no local, para que seja novamente reabastecido com recicláveis.

Abaixo, o cronograma de coleta para cada vila de Amambai:

Amambai produz cerca de 17 toneladas de lixo por dia / Foto: Moreira Produções

Secretário de Meio Ambiente, Luciney Bampi / Foto: Moreira Produções

Sacos de rafia estão sendo entregues para a população, facilitando o descarte / Foto: Divulgação

Coleta seletiva é realizada em 100% das vilas de Amambai

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-