22.7 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

A cada seis meses, tropas militares se revezam na segurança do Planalto

- Publicidade -

13/07/2017 15h07

Batalhão da Guarda Presidencial e Regimento de Dragões da Independência têm a prerrogativa de fazer a guarda dos palácios oficiais. Cerimônia marca tradição iniciada no período imperial

Fonte: Palácio do Planalto

Cerimônia com tradição iniciada no período imperial, a troca de guarda do Palácio do Planalto e das residências oficiais ocorre a cada seis meses. Nessa quarta-feira (12), o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) substituiu o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (Regimento de Dragões da Independência) na função.

As duas tropas militares especiais fazem a segurança do Palácio do Planalto, em Brasília, sede do Executivo Federal, além dos palácios da Alvorada e do Jaburu e da Granja do Torto. Eles são responsáveis também por funções cerimoniais, como a recepção de autoridades estrangeiras que visitam o Brasil.

Segundo o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Sérgio Etchegoyen, a cerimônia é um momento “muito significativo” da história nacional, de confluência de tradições e valores e fonte de inspiração para o futuro.

“Isso é um pedaço da história do Brasil. Nós trocamos aqui o regimento que acompanhava Dom Pedro, o regimento Dragões da Independência, no momento da Independência, o chamado grito do Ipiranga, por aquele batalhão no qual o próprio Duque de Caxias foi o porta-bandeira e que nós chamamos Batalhão do Imperador”, explicou.


Militares são responsáveis pela segurança do Palácio do Planalto e outras residências presidenciais


- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-