29.9 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Bate-papo no “Dialoga Brasil” discute propostas sobre o Bolsa Família

- Publicidade -

07/10/2015 14h22 – Atualizado em 07/10/2015 14h22

“É um direito da pessoa receber uma transferência de renda. Não substitui a renda do trabalho, apenas complementa”, disse a secretária Nacional de Assistência Social do MDS, Ieda Castro

Fonte: Portal Brasil

Em bate-papo online com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) foram discutidas nesta segunda-feira (5) as principais propostas relativas ao programa Bolsa Família e ações na área de Assistência Social. Os dois temas somam quase 700 sugestões no Dialoga Brasil, espaço de participação digital do governo, no qual o cidadão pode apresentar sugestões para melhorar os programas federais, curtir propostas de outros participantes e conhecer as principais ações do governo.

Pelo MDS, o secretário Nacional de Renda de Cidadania, Helmut Schwarzer, e a secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro, esclareceram dúvidas registradas, falaram sobre as sugestões apresentadas pelos internautas e combateram preconceitos contra a população mais pobre.

Helmut Schwarzer foi enfático ao rejeitar a hipótese de que as pessoas beneficiárias do Bolsa Família estão acomodadas por causa da transferência de renda. “Supõe-se que os beneficiários não trabalham. Isto é mito e preconceito. Cerca de 75% dos adultos do Bolsa Família estão no mercado de trabalho. É a mesma taxa das pessoas que não estão no programa”, disse.

“É um direito da pessoa receber uma transferência de renda. Não substitui a renda do trabalho, apenas complementa. As pessoas não estão deixando de trabalhar por conta disso”, afirmou Ieda Castro.

Em relação à veracidade dos dados das famílias, Helmut defendeu o princípio da autodeclaração para os inscritos no Cadastro Único, da mesma forma que ocorre em relação ao Imposto de Renda, da Receita Federal. “Quando você preenche o Imposto de Renda, você não manda nenhum documento em anexo comprovando a sua renda”, comparou.

No Bolsa Família, depois do cadastro são realizados cruzamentos de dados, incluindo informações de emprego e renda e até investigações da Controladoria-Geral da União (CGU). Se necessário, as famílias são chamadas para prestar esclarecimentos.

O Dialoga Brasil é um espaço de participação digital, no qual a população pode apresentar propostas para melhorar as ações do governo federal. A plataforma está dividida em 14 temas e 80 programas prioritários.

Bate-papo no "Dialoga Brasil" discute propostas sobre o Bolsa Família

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-