11/04/2011 11h07 - Atualizado em 11/04/2011 11h07

Contribuinte já pode saber se caiu na malha fina neste ano de 2011

Os oito milhões de contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda deste ano até hoje já podem checar se caíram na malha fina da Receita Federal. De acordo com a coordenadora-geral de Atendimento e Educação FiscaL, Maria Helena Cotta Cardoso, a Receita está processando as declarações em prazo de dois a três dias.

A medida vai agilizar o pagamento da restituição e beneficiar o contribuinte que tiver imposto a pagar, já que ele poderá corrigir as informações que declarou erroneamente antes da cota única ou primeira cota do imposto, que vence no dia 29 de abril de 2011.

Se a correção não for feita antes do prazo, o contribuinte terá de pagar o valor devido com multa de até 20%.

"Isso vai ser bastante útil para o contribuinte porque vai evitar que ele pague uma multa", afirmou Maria Helena.

Desde o ano passado, o contribuinte já podia verificar se havia caído na malha fina ainda durante o período de entrega da declaração. Para verificar se a declaração já foi processada o interessado deve acessar o Portal e-cac, na página da Receita na internet.

No portal, deverá gerar um código de acesso informando o número do CPF, data de nascimento e número das duas últimas declarações - ambos constam na declaração deste ano. Quem nunca declarou o IR deve informar o título de eleitor. O acesso também pode ser feito com certificação digital, um cartão com chip que identifica o contribuinte eletronicamente.

Fonte: Correio do Estado

(154) Comentários

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

como fazer para colocar os impostos em dias estou devendo para a receita preciso de ajuda

 
eliana em 10 de março de 2014 às 19:27

Ver situação do imposto de renda de 2013

 
Amarantil joaquim de Sousa em 14 de fevereiro de 2014 às 15:43

A minha restituição consta em processamento até hoje ,não consta pendencias !O que devo fazer para saber se vou receber minha restituição?Fiz tudo com explicado no site, codigo de acesso etc Nâo aparece a pendencia.... Me ajude!!

 
Maristela Morais em 08 de fevereiro de 2014 às 09:15

queria saber se meu nome já esta na malha fina desse ano 2014. raimundo liberato marques

 
raimundo liberato marques em 20 de janeiro de 2014 às 23:58

preciso passar um e-mail do erro para o suporte e não consigo

 
MAribel CAndaten em 15 de janeiro de 2014 às 15:14

fiz ,minha declaração e ainda não recebi

 
fatima de lourdes carvalho em 13 de janeiro de 2014 às 15:46

PREC ISO SABER SE MINHA DECLARAÇÃO 2013 ESTÁ DEVIDAMENTE ENTREGUE E ACEITA PELA RECEITA.... OBRIGADO

 
vagner do nascimento souza em 10 de janeiro de 2014 às 18:47

Irpf 2013 ainda com situação EM PROCESSAMENTO estive na receita hoje eles não sabem informar o motivo, mas que eu voltasse com 30 dias. A quem posso ter melhores informaçoes que a receita desenformada?????

 
luiz em 09 de janeiro de 2014 às 16:10

Quero saber se meu nome esta na malha fina.

 
JOSEFA MARIA DE SOUZA MACIEL em 07 de janeiro de 2014 às 17:55

Minha declaração está correta, porém a empresa só corrigiu o informe da DIRF em Dez/13, gostaria de saber se já em Jan/14 a receita libera esta restituição?
Grato.

 
Renato Gasparini em 07 de janeiro de 2014 às 10:15

QUERO SABER SE MEU NOME ESTA NA MALHA FINA.

 
ILKA BOMFIM DE ARAUJO em 03 de janeiro de 2014 às 16:56

PREC ISO SABER SE MINHA DECLARAÇÃO 2012 / 2013 ESTÁ DEVIDAMENTE ENTREGUE E ACEITA PELA RECEITA.... OBRIGADO

 
Romualdo Ferreira em 03 de janeiro de 2014 às 15:34

Mesma situação dos demais colegas. a informação é que minha declaração encontra-se da base da receita. Cai na malha fina? nao consigo gerar senha de acesso pois diz que numero de recibo é invalido.

 
Eduardo Rodrigues em 02 de janeiro de 2014 às 21:38

Estou na malha fina

 
erbert santos oliveira em 31 de dezembro de 2013 às 07:14

Meu nome esta na malha fina gostaria de saber

 
erbert santos oliveira em 30 de dezembro de 2013 às 17:09

Minha restituicao caiu na malha fina mais ja paguei as taxas das multas

 
erbert santos oliveira em 30 de dezembro de 2013 às 16:59

Estou na mesma situação do Diego Mariano, consultei o ultimo lote, a minha restituição consta em processamento até hoje ,não consta pendencias. O que devo fazer para saber se vou receber minha restituição ou se caiu na malha fina?

 
Maria Cecília da Silva em 26 de dezembro de 2013 às 11:49

preciso saber a pendencia

 
ana helena em 26 de dezembro de 2013 às 11:32

Mesma situação dos demais colegas. a informação é que minha declaração encontra-se da base da receita. Cai na malha fina? Não tenho meu recibo de 2012 e por isso não consigo entrar no extrato.

 
Marcilio Silva em 24 de dezembro de 2013 às 17:13

Mesma situação dos demais colegas. a informação é que minha declaração encontra-se da base da receita. Cai na malha fina? Não tenho meu recibo de 2012 e por isso não consigo entrar no extrato.

 
Marcilio Silva em 24 de dezembro de 2013 às 17:12
1 2 3 4 5 6 7 8