22.1 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Empresários criticam possível recriação da CPMF

- Publicidade -

27/08/2015 14h57 – Atualizado em 27/08/2015 14h57

Fonte: Agência CNM, com informações da Agência Estado

A possível recriação da cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), também conhecida como “imposto do cheque”, foi criticada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A medida que estaria entre alternativas do governo para aumentar a arrecadação seria uma forma de garantir mais recursos para cobrir as despesas em 2016.

O diretor de Política e Estratégia da CNI, José Augusto Fernandes, considerou ser um “contrassenso” recriar um imposto em um momento em que se discute a simplificação das contribuições PIS e Cofins. Para ele, o Brasil tem dificuldade de ter um sistema tributário de classe mundial. Nesse contexto, entende que é preciso enfrentar o aumento dos gastos públicos – “a raiz dos problemas” – em vez de aumentar a carga tributária, que está acima de 35% do PIB.

O envio de uma proposta de emenda constitucional ao Congresso Nacional faz parte do conjunto de medidas de aumento de tributos em discussão na elaboração da proposta do Orçamento da União do ano que vem. Criada em 1997, a CPMF vigorou na esfera federal durante dez anos. Em 2007, o Senado rejeitou a prorrogação do imposto.

A Charge ironiza a medida que estaria entre alternativas do governo para aumentar a arrecadação seria uma forma de garantir mais recursos para cobrir as despesas em 2016. / Reprodução da Internet

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-