24.7 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Governo lança Atlas Digital com conteúdo sobre indígenas

- Publicidade -

28/06/2016 16h04

Publicação do IBGE traz mapas interativos e dados de localização de populações de índios no País

Fonte: Portal Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta segunda-feira (27) o Atlas Digital do Brasil 2016, que traz o primeiro Caderno Temático sobre a população indígena. Na edição é possível encontrar mapas interativos sobre a distribuição da população indígena no território nacional.

O caderno conta com dados do Censo de 2010, que constatou que, de uma população de 899,9 mil indígenas existentes em todo o país, 517,4 mil (57,8%) viviam em terras indígenas oficialmente reconhecidas. A maioria destes está nas regiões Norte e Centro-Oeste. Roraima é o estado brasileiro que detém o maior percentual de indígenas em terras demarcadas (83,2%) e o Rio de Janeiro, o menor, com apenas 2,8% do total

Outros 298,871 mil indígenas (33,3%) moravam em áreas urbanas, principalmente nos grandes centros. Cerca de 80,663 mil (8,9%) habitavam áreas rurais, aí incluídas terras indígenas não reconhecidas pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Reconhecimento

De acordo com o Atlas Nacional Digital, 75% das pessoas que se declararam indígenas no País souberam informar o nome de sua etnia ou o povo ao qual pertencem. As etnias mais representativas, segundo as unidades da federação, revelaram características determinantes de possíveis padrões de distribuição espacial de algumas delas.

Os Xavantes, por exemplo, estão entre os mais numerosos em todos os estados da região Centro-Oeste, e os Guarani Kaiowá têm penetração em toda região Sul e parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

O Caderno Temático identificou 274 línguas indígenas no Brasil. Em áreas demarcadas, 57,3% de indígenas com mais de cinco anos falam ao menos uma dessas línguas, enquanto em áreas urbanas, o percentual cai para 9,7%. Em áreas rurais, este percentual chega a 24,6%.

Atlas

O Atlas Nacional Digital do Brasil 2016 incorpora, em ambiente interativo, as informações contidas no Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, publicado em 2010, acrescidas de 170 mapas com informações demográficas, econômicas e sociais atualizadas e o Caderno Temático sobre a população indígena no Brasil.

A publicação se estrutura em torno de quatro grandes temas: o Brasil no mundo; Território e meio ambiente; Sociedade e economia; e Redes geográficas.

Governo lança Atlas Digital com conteúdo sobre indígenas

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-