21.9 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Pesquisa relata que 15% da população urbana consome alimentos organicos

- Publicidade -

13/06/2018 08h35

Pesquisa da Organics Brasil relata que 15% da população urbana consome alimentos orgânicos

A maior procura por este tipo de produto (34%) está na região Sul, que ultrapassa o dobro do consumo nacional

Fonte: Weber Shandwick

Segundo pesquisa divulgada em 2017 pela Organics Brasil (Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável), cerca de 15% da população urbana consome alimentos orgânicos com alguma frequência. A maior procura por este tipo de produto (34%) está na região Sul, que ultrapassa o dobro do consumo nacional.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera de Pelotas, Chirle Raphaelli, ao inserir alimentos ou produtos orgânicos na alimentação diária estamos beneficiando a saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida de consumidores e agricultores. “Além de não causar riscos à saúde, pelo consumo de resíduos agrotóxicos, o alimento orgânico é mais nutritivo que o convencional, contém minerais e vitaminas, além de antioxidantes (substâncias que previnem doenças crônicas e que mantém as características sensoriais do alimento, como sabor e aroma)”, diz.

A pesquisa também relata que seis a cada 10 pessoas consultadas afirmam que consomem orgânicos porque os relacionam a melhorias na saúde. Cerca de 64% adquire os orgânicos em supermercados e 26% compram os produtos em feiras. “A grande vantagem do crescimento do consumo de alimentos orgânicos está atrelada à garantia dos cuidados com a saúde da população, o equilíbrio do meio ambiente e benefício à agricultura familiar”, afirma. O Brasil é o maior consumidor de produtos agrotóxicos no mundo, o que interfere diretamente na saúde da população que consome alimentos convencionais e não orgânicos, possibilitando riscos de doenças crônicas, inclusive câncer.

Algumas pessoas utilizam desinfetante para hortifrutrícolas com a intenção de retirar os resíduos de agrotóxicos, porém, esta prática não é uma boa alternativa, já que apenas retira os microrganismos e resíduos e o uso incorreto ou em excesso pode fazer mal a saúde. Pela legislação, considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local. Os produtos orgânicos podem ser encontrados em feiras orgânicas, com venda direta ao consumidor, ou nos supermercados embalados com o logotipo da certificação orgânica.

Foto: Ilustração

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-