29.9 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Carnaval 2016 – Programação do desfile das escolas de samba

- Publicidade -

02/02/2016 20h17 – Atualizado em 02/02/2016 20h17

Fonte: http://www.rio-carnival.net/

Rio Carnaval 2016 começa oficialmente na sexta-feira, dia 5 de fevereiro, e termina na terça-feira Gorda, 9 de fevereiro. Caso você chegue à cidade antes do início oficial do Carnaval, não perca a chance de participar de alguns dos inúmeros eventos que agitam o Rio de Janeiro no período pré-carnavalesco. Vale a pena!

Desfiles no Sambódromo

O Carnaval do Rio de Janeiro tornou-se mundialmente famoso pelo Desfile das Escolas de Samba. Um espetáculo único, uma impressionante exibição de beleza e alegria. Assim poderíamos descrever de forma bastante simplificada a disputa do campeonato entre as escolas de samba cariocas. Devido ao número de escolas envolvido na disputa pelo título, o Grupo Especial é dividido em dois blocos, ou seja, metade das escolas desfila no domingo de Carnaval e a outra metade na segunda-feira, fazendo com que estes dois dias se tornem o grande acontecimento do Carnaval carioca, sendo, portanto, os desfiles cujos ingressos são avidamente procurados por todos os que desejam presenciar este espetáculo de perto.

Se você realmente não puder participar destes que são os dias mais procurados e de ingressos com preços mais elevados, outras boas opções ao seu alcance são o desfile das escolas de samba do Grupo da Série A (cuja campeã adquire o direito de desfilar entre as principais no ano seguinte), que ocorre sexta e sábado (5 e 6 de fevereiro), ou o desfile das campeãs, que acontece no sábado seguinte ao término dos desfiles (13 de fevereiro).

Há 4 diferentes desfiles no Sambódromo

1. Escolas de Samba do Grupo Especial

Domingo e segunda-feira, 7 e 8 de fevereiro

Este é “O Desfile”, o destaque do carnaval carioca. Você não pode perder o show que faz do Rio de Janeiro a capital do carnaval do mundo. Tudo gira em torno do Carnaval destas duas noites.

As escolas pertencentes a este grupo proporcionam o melhor espetáculo, são magníficas, superando-se a cada ano em apresentações cada vez mais elaboradas e de grande impacto visual. Simplesmente imperdível.

As duas noites são semelhantes, nas quais as 12 melhores escolas de samba dividem-se entre o domingo e a segunda-feira. Escolha o dia que melhor se encaixa em sua programação. Os portões abrem às 17h, cerimônia de abertura às 20h, e os desfiles começam às 21h.

2. Desfile das Campeãs

Sábado, 13 de fevereiro

Início às 21h. As 6 primeiras colocadas do Grupo Especial, desfilam com todo seu esplendor mais uma vez, com fogos de artifício e muita felicidade em estar entre as Campeãs.

Um belo espetáculo, porém sem as proporções da competição, sendo mais em conta que os dias principais, domingo e segunda-feira. Sem dúvida, este é o segundo melhor desfile.

3. Escolas de Samba do Grupo Série A (Antigos Grupos de Acesso A e B)

Sexta, 5 de fevereiro e Sábado, 6 de fevereiro

Início às 21h. Há 14 escolas de samba de grande porte nesse grupo, onde a Campeã desfilará entre as 12 escolas do Grupo Especial no ano seguinte, causando uma disputa bastante interessante. Devido ao maior número de escolas a desfilar em uma única noite, o tempo de desfile de cada uma delas é um pouco menor do que o concedido a cada uma das escolas do Grupo Especial.

Grupo Especial: 80min

Grupo A: 70 min

4. Escolas de Samba Mirim

Terça-feira, 9 de fevereiro

Início às 19h. Aqui pode-se ver as próximas gerações de cada escola de samba desde a mais tenra idade já imbuídas do espírito do Carnaval, incluindo-se aí as mesmas disputas e rivalidades. As crianças de todas as comunidades participantes aprendem desde cedo a defender as cores de suas escolas. É importante observar que para poderem participar dos desfiles, todas as crianças devem comprovar que estão matriculadas na escola, pois na maioria das comunidades é feito um trabalho social muito interessante ao longo do ano, e o combate à evasão escolar é a principal linha de ação em todas elas. Como prêmio pelo ano de estudos, os pequenos sambistas podem desfilar pelas suas respectivas escolas mirins.
Seu desfile segue o procedimento das grandes escolas.

Escolas do Grupo Especial

BEIJA-FLOR
ESTÁCIO
GRANDE RIO
IMPERATRIZ
MANGUEIRA
MOCIDADE
PORTELA
SALGUEIRO
SÃO CLEMENTE
UNIÃO DA ILHA
UNIDOS DA TIJUCA
VILA ISABEL

Escolas do Grupo Série A

ACADÊMICOS DA ROCINHA
ALEGRIA DE ZONA SUL
ACADÊMICOS DE SANTA CRUZ
ACADÊMICOS DO CUBANGO
CAPRICHOSOS DE PILARES
INOCENTES DE BELFORD ROXO
IMPÉRIO SERRANO
IMPÉRIO DA TIJUCA
PARAÍSO DO TUIUTI
RENASCER DE JACAREPAGUÁ
UNIDOS DE PADRE MIGUEL
UNIDOS DO PORTO DA PEDRA
UNIDOS DO VIRADOURO
UNIÃO DO PARQUE CURICICA

Rio Carnaval 2016 - Programação do desfile das escolas de samba

Rio Carnaval 2016 - Programação do desfile das escolas de samba

Rio Carnaval 2016 - Programação do desfile das escolas de samba

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-