23.5 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Coopervesty retoma atividades em Amambai

- Publicidade -

08/08/2017 08h43

A Cooperativa de Produção e Confecção de Vestuário já se organiza para voltar atender o município de Amambai no final do ano

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Mais que gerar renda, oferecer um local adequado para que costureiras possam colocar em prática os ensinamentos aprendidos nos diversos cursos de corte e costura existentes hoje no mercado. Este é o objetivo da Cooperativa de Produção e Confecção de Vestuário (Coopervesty), que já se prepara para voltar a atender no município de Amambai.

A Coopervesty foi fundada em 10 de janeiro de 2010. A partir desta data, foi dada sequência aos procedimentos legais da Cooperativa – registro municipal, estadual e federal e CNPJ, mas pouco tempo depois parou com os trabalhos.

A cooperativa ficou inativa até 2017, quando recentemente, um grupo de costureiras decidiu reativá-la. O grupo é formado por 20 pessoas é liderado pela costureira Margarete Bambil, que assumiu a presidência da Coopervesty.

Segundo Margarete, a iniciativa partiu da necessidade de um local para costureiras colocarem em prática o que é aprendido nos cursos de corte e costura. “Vimos que existem muitas mulheres que fizeram curso de corte e costura e artesanato em Amambai, mas apesar disso, essas mulheres não conseguem um emprego porque não têm onde colocar em prática o que aprenderam, porque muitas não têm condições de comprar uma máquina de costura, e as que têm, não conseguem expor seus produtos, esse foi o ponto de partida para reativarmos a cooperativa”, disse a diretora presidente da Coopervesty.

Em primeiro momento, a produção consistirá em roupa de mesa, cama e banho, chinelos bordados, lingerie, confecções adulto e infantil, masculina e feminina, artesanato e bordado em geral.

Curso de cooperativismo é obrigatório

Segundo a presidente, em primeiro momento, a cooperativa trabalhará com esses 20 associados, mas posteriormente estará aberta para a entrada de novos cooperados. “Logo mais estaremos abertos para novos associados, os interessados devem ter afinidade com a produção e estar de acordo com o estatuto, que inclui, entre outros pontos, efetuar o pagamento da mensalidade e ter feito um curso de cooperativismo”, explicou.

Este curso de cooperativismo é sem dúvida de extrema importância para os associados, já que nele, é repassado questões essenciais para uma boa convivência na cooperativa, como explica a diretora financeira da Coopervesty, Zélia Borges: “É imprescindível que os cooperados tenham essa noção sobre o que é e como funciona o cooperativismo e por isso, todos os nossos associados participaram de um destes cursos nos dias 15 e 16 de agosto”, disse. O curso em questão foi oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Apoio da Prefeitura

A reabertura da Coopervesty em Amambai, que vai ser uma opção para a geração de emprego e renda no município contou com o apoio da administração, que disponibilizou 30 máquinas de costura e um local para a instalação da cooperativa.

“Nós já fomos com o projeto elaborado e ficamos muito felizes com o apoio da Prefeitura, mostra que já começamos bem, por isso, a expectativa é a melhor possível, cremos que será um grande projeto para Amambai”, disse uma das cooperadas, Adélia Pereira.

O local que será instalada a cooperativa fica localizado na rua Vereador João Neves, na antiga casa da materiais para construção Maranata e a inauguração está prevista para o final do ano.

Assembleia geral

Para oficializar o início da cooperativa, aconteceu no dia 29 de julho uma assembleia para eleição da diretoria que ficará a frente da cooperativa até julho de 2020.

A diretoria eleita foi:

Diretora presidente: ** Margarete Bambil
**Diretora secretária:
Joice Cardoso
Diretora financeira: Zélia Borges

Suplentes

Maria Aparecida Pereira Delvecchio
Elodia da Silva
Adélia Pereira

Uma assembleia aconteceu no dia 29 de julho / Foto: Divulgação

Margarete Bambil, diretora presidente da Coopervesty / Foto: Moreira Produções

Parte das cooperadas da Coopervesty / Foto: Moreira Produções

A reativação da cooperativa foi marcada por muitas conversas / Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-