23.5 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Dia da Mulher é comemorado por diversos segmentos durante o mês em Amambai

- Publicidade -

27/02/2015 14h18 – Atualizado em 27/02/2015 14h18

Programação tem início já neste sábado, 28 de fevereiro e segue durante o mês de março.

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – O Dia da Mulher ou Dia Internacional da Mulher se comemora todos os anos em 8 de março, sendo a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. Foi adotado pelas Nações Unidas e consequentemente por diversos países. A ideia de criar e celebrar um dia dedicado às mulheres já existia no século XX para comemorar a luta feminina por melhores condições de vida, trabalho e de direito ao voto.

A data será comemorada neste ano em um domingo. Em Amambai, durante todo o mês estarão sendo realizadas diversas programações que têm como foco prestigiar a mulher amambaiense.

Igrejas também estão envolvidas com a data

O Ministério de Mulheres da Igreja Presbiteriana Independente realiza no sábado, 28 de fevereiro, a 6ª edição do Chá de Mulheres. O evento tem início ás 15 horas, no clube Palladium Buffet em Amambai e a palestrante do dia será Elizabeth Pimentel, do Rio de Janeiro.

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Mato Grosso do Sul de Amambai realiza, em comemoração ao Dia da Mulher, o Chá das Déboras. O evento acontece na quinta-feira, 5 de março, nas instalações da Igreja e a preletora será Zenilda Diniz.

O Centro de Convivência do Idoso também realiza, no dia 3 de março, uma programação especial para as mulheres, com início ás 14 horas no Centro de Eventos da Prefeitura.

Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres

A Prefeitura Municipal de Amambai, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e do Conselho da Mulher e do Movimento de Mulheres de Amambai (MMA), está realizando uma programação variada com inaugurações, palestras e show cultural. No domingo, dia 8, a comemoração é no Centro de Eventos da Prefeitura, antigo Alphaville Club, a partir das 16 horas, e conta com atividades culturais e show aberto para toda a comunidade.

Legislativo homenageia mulheres em sessão solene

A Câmara de Vereadores de Amambai realiza, no dia 12 de março, a partir das 19 horas, sessão solene para prestar homenagens às mulheres que tenham oferecido contribuição relevante na defesa dos direitos das mulheres e questões do gênero, com o título de Mulher Cidadã.

Durante a sessão, serão homenageadas 13 mulheres indicadas pelos parlamentares do legislativo municipal. A solenidade tem como objetivo enaltecer o papel da mulher na sociedade e prestigiar sua participação junto à comunidade.

No dia 13 de março, sexta-feira, será realizada uma audiência pública com o tema “Violência contra mulher”, no plenário da Câmara de Vereadores de Amambai, Lourino Jesus de Albuquerque, a partir das 19h30.

Cavalgada Feminina

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela de Amambai está organizando para as mulheres uma Cavalgada Feminina no dia 14 de março. Na programação, baile de campanha e jantar típico.

As amazonas estarão cavalgando a distância de sete quilômetros, com saída da sede do CTG, a partir das 13 horas, e seguirão rumo à Estância Santa Madalena.

Seminário na UEMS

Na quarta-feira, 18 de março, a partir das 19 horas, acontece no auditório do polo amambaiense da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) um seminário com o tema “Mulheres nos Espaços de Poder”.

A reinauguração da associação Mãos que Produzem Arte na vila Por do Sol, no dia 28 de março, um sábado, é o final da programação.

Para a gestora da Coordenadoria da Mulher, Zélia Borges, neste ano a programação será diferente da realizada nos anos anteriores. Ela afirma que em todos os segmentos o intuito não é mais homenagear as mulheres com flores, chocolate ou diversos presentes, mas sim dar espaço as políticas públicas.

“Nosso interesse é durante todo o mês homenagear as mulheres só que não de uma maneira comum, queremos mostrar para a sociedade qual o seu verdadeiro papel, debater os problemas sociais, a violência e os espaços, além de prezar a geração de renda e saúde”, afirma.

Como surgiu o Dia da Mulher

O Dia da Mulher teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, na Primeira Guerra Mundial. Após a Guerra e a Segunda Revolução Industrial, as indústrias incorporaram as mulheres para mão de obra, e devido às condições insalubres de trabalho, os protestos eram frequentes.

Por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente como movimento feminista nos anos 60. Atualmente, a data perdeu um pouco seu sentido original, e tem mais um caráter festivo e comercial.

Mulheres do Rotary Club de Amambai - E/D: Evanir (Preta), Viviane, Zaira, Derli e Milena. / Foto: Moreira Produções

Mulheres servidoras públicas municipais responsáveis pelo programa Conviver / Foto: Moreira Produções

Cartaz alusivo ao Dia da Mulher divulgando programação  da  Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.

Dia da Mulher é comemorado por diversos segmentos durante o mês em Amambai

Mulheres do Movimento das Mulheres de Amambai - E/D - a gestora da Coordenadorias das Mulheres, Zélia, Zanete e a presidente do Conselho das Mulheres, Jaqueline. / Foto: Moreira Produções

Mulheres da Polícia Militar de Amambai / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-