20.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Fundação Palmares abre inscrição para formação técnico-cultural de jovens negros

- Publicidade -

A inscrição para o I Edital Procultura – Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra, promovido pela Fundação Cultural Palmares encerra no próximo sábado (11). O objetivo do projeto é reafirmar a importância da cultural afro-brasileira, por meio da formação técnico-cultural de jovens negros. O edital que foi publicado no Diário Oficial da União em 27 de outubro de 2010 é voltado para pessoas jurídicas, organizações sem fins lucrativos e instituições ligada à educação. “É um projeto muito importante para a juventude negra”, comentou a coordenadora de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (Cppir) de Mato Grosso do Sul, doutora Raimunda Luzia de Brito, ao informar que recebeu a comunicação sobre o edital através da Fundação de Cultura do Estado (FCMS).

Segundo informações da Fundação Palmares, o principal diferencial deste edital é a proposta pedagógica, elaborada de modo a articular as ações com as demandas da comunidade na qual a instituição esteja inserida. Cerca de R$ 6 milhões serão disponibilizados para os dez projetos selecionados para a implantação dos Núcleos de Formação Cultural ( Nufoc). Duas instituições serão escolhidas em cada uma das cinco regiões brasileiras – Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

A expectativa é a de que os Nufocs proporcionem a jovens negros entre 16 e 25 anos conhecimento e envolvimento com a história e a cultura afro-brasileiras, estimulando-os a refletirem sobre seu papel na sociedade. Alem disso, os Núcleos oferecerão, prioritariamente, uma sólida formação em produção cultural. No total, serão capacitados 6 mil jovens negros em todo o Brasil durante a vigência do projeto.

Na opinião da coordenadora estadual da Cppir/MS, a Fundação Palmares está interessada em desenvolver trabalhos com os jovens negros universitários. “O edital que oferece formação, principalmente, para os jovens negros universitários é interessante. Portanto é importante que todos tomem conhecimento sobre o projeto”, alerta Raimunda, que é responsável pelo órgão que representa a população negra no Estado de Mato Grosso do Sul.

Quem pode participar

As instituições e entidades interessadas em participar do Edital e implantar um Nufoc devem ser ligadas diretamente a Universidades e Faculdades, públicas ou privadas, de todas as cinco regiões do País – ou manter parcerias sistêmicas com as mesmas.

Vale frisar que a formação técnico-cultural prevista trata não apenas de capacitar tecnicamente os alunos, mas também apresentar a eles, por meio de um módulo comum, temas relativos à História da África e à cultura afro-brasileira. Com isso, o principal diferencial deste projeto será a proposta pedagógica apresentada, elaborada de modo a articular as ações com as demandas da comunidade na qual a instituição esteja contextualizada, e os resultados pretendidos.

Inscrições

As inscrições das propostas devem ser feitas até 11 de dezembro de 2010 pelo sistema Salic, do MinC. O Edital também está acessível nos sítios da Fundação Cultural Palmares e do Ministério da Cultura.

Dúvidas poderão ser respondidas pelo endereço eletrônico: [email protected], ou pelo telefone (61) 3424-0185.

Fonte: Notícias MS

Fundação Palmares abre inscrição para formação técnico-cultural de jovens negros

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-