21.9 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Programa Viva Saúde atende servidores da segurança pública em Campo Grande

- Publicidade -

01/04/2015 09h41 – Atualizado em 01/04/2015 09h41

Fonte: Sejusp

Campo Grande (MS) – O programa de medicina preventiva da Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul (Cassems), Viva Saúde – Cuidados do Coração, está atendendo os servidores da segurança pública de Mato Grosso do Sul. O atendimento está sendo realizado na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) desde ontem (31) e hoje (1º), com triagem clínica e monitoramento físico.

A ação tem por objetivo a prevenção primária, que consiste em aferir as medidas antropométricas, pressão arterial, exame de glicemia e solicitação de exames laboratoriais. O programa aborda também o controle do peso, prática de exercícios físicos regulares, nutrição saudável, tratamento da diabetes, colesterol e triglicérides.

Ivone Munhoz é hipertensa e tem diabetes e regularmente vai ao médico para fazer acompanhamento. Para ela, a presença do Viva Saúde na Sejusp, representa atenção ao servidor. “É um cuidado a mais que estão tendo com a gente e isso facilita porque pude medir a pressão aqui mesmo no serviço”, disse.

No ano passado, o arquiteto Fábio Alex descobriu que é hipertenso, foi ao médico e começou a tomar remédios. Agora, com a presença do Viva Saúde, irá iniciar o acompanhamento com nutricionista e cardiologista. “Pela avaliação estou acima do peso e a Thaís recomendou exercícios físicos e dieta para reduzir circunferência abdominal e pelo menos dez quilos”, conta o servidor, que prometeu começar o tratamento imediatamente.

Quem recebeu também orientações para exercícios físicos é a policial civil Nilce Recalde Nunes. “O programa incentiva a olharmos para a própria saúde e a buscar uma melhor forma física e a partir de amanhã eu já começo a fazer a caminhada orientada”.

Para a coordenadora do Viva Saúde, Thaís Gonçalves, a prevenção primária é de suma importância, e quando levada para dentro de órgãos públicos, como a Sejusp, facilita a vida dos servidores. “Eles não precisam sair do trabalho para fazer um atendimento prévio e até mesmo para realizarem exames primários, como de glicemia, por exemplo”, afirma.

O programa prossegue durante todo o dia de hoje (1º) com palestras educativas e informativas, que serão ministradas por cardiologistas, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, endocrinologistas e farmacêuticos. Todos os participantes receberão materiais informativos e responderão questionários de avaliação.

Para participar basta comparecer à Sejusp, na Avenida do Poeta, Bloco VI, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, das 8h até às 17h, levando carteira de identidade e o cartão da Cassems ou SUS.

O programa incentiva a olharmos para a própria saúde”, conta Nilce Recalde

O programa incentiva a olharmos para a própria saúde”, conta Nilce Recalde / Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-