20.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Diversidade da música brasileira tem presença garantida na Womex 2014

- Publicidade -

30/09/2014 14h31 – Atualizado em 30/09/2014 14h31

Diversidade da música brasileira tem presença garantida na Womex 2014

Fonte: MinC

A Secretaria da Economia Criativa (SEC), do Ministério da Cultura (MinC), divulgou nesta segunda-feira (29) a lista dos selecionados para participar da Womex 2014, festival mundial de música, que acontecerá em Santiago de Compostela, na Espanha, de 22 a 26 de outubro deste ano.

A ação faz parte do edital Conexão Cultura Brasil #Negócios, que tem como objetivo oferecer oportunidades aos empreendedores da cultura de abrir novos mercados para seus bens e serviços criativos. Os selecionados receberão ajuda de custo para passagem, hospedagem, alimentação e inscrição no evento e participarão dos espaços de negócios da Womex, entre outras atividades.

Nesta primeira edição, o programa levará delegações formadas por produtores brasileiros para encontros de mercado internacionais nas áreas de música, artes cênicas e arte contemporânea.

Exportação da música brasileira

Dentre os 20 selecionados para a Womex 2014 estão representantes de artistas expoentes da música nacional dos mais variados estilos e regiões.

Os produtores representam tanto grupos consagrados quanto artistas populares e novos nomes do cenário musical brasileiro.

O rock, o forró, o rap, o eletrônico, o samba, entre outros ritmos, estarão representados pelos produtores do Bnegão, Vanessa Da Mata, João Bosco, Carlos Malta e Pife Muderno, Mariene de Castro, DJ Dolores, Mundo Livre S/A, o rapper brasiliense GOG, Anelis Assumpção, a Orkestra Rumpilezz, Lazzo Matumbi, Autoramas, Maíra Freitas, Virgínia Rodrigues, Wilson das Neves, Orquestra Imperial, Nicolas Krassik, Marcos Sacramento e o Grupo Bixiga 70.

Cultura popular

Serão levados também para a Espanha o Carimbó de Dona Onete, estilo musical do Pará; o Samba de Roda da Bahia, do grupo Samba Chula de São Braz e de Dona Nicinha; e Raízes de Santo Amaro, ambos reconhecidos como Patrimônios Imateriais pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Além dos estilos da cultura popular do Pará e da Bahia, estará presente na Womex 2014 o representante do grupo Meninas de Sinhá, de Minas Gerais.

Artistas que se destacaram no carnaval de rua carioca, tais como o grupo Casuarina e o Bloco do Sargento Pimenta, que toca Beatles em ritmo de samba, e o sambista da velha-guarda do Rio, Wilson das Neves, também estarão presentes no mercado.

“As ações de formação e de promoção da cultura brasileira do Programa Conexão Cultura Brasil viabilizam a presença de artistas, produtores e estudantes em eventos culturais e de mercado e em cursos técnicos, artísticos e acadêmicos em todo o Brasil e no exterior. Essas conexões são fundamentais para os fazedores de cultura e para o posicionamento da cultura como eixo estratégico do desenvolvimento do país. Em 2015, essas ações serão intensificadas”, afirma o secretário da Economia Criativa do MinC, Marcos André Carvalho.

Sobre o Conexão Cultura Brasil #Negócios

O edital selecionará 60 empreendedores para três eventos internacionais estratégicos: o World Music Expo – WOMEX 2014, o Festival Santiago a Mil 2015 e a Feira Internacional de Arte Contemporânea – Arco Madrid 2015.

Para o Womex 2014, a SEC recebeu 143 propostas, das quais 20 foram selecionadas.

A chamada pública do edital foi lançada no dia 31 de julho de 2014 e possui investimento de R$ 400.000,00 do Ministério da Cultura.

O DJ Dolores, um dos selecionados para participar do Womex destaca que “o Ministério da Cultura, ao investir na possibilidade de circulação da sua música inovadora e fora do mainstream, dá suporte à saudável diversidade brasileira e possibilita voos mais amplos a artistas com potencial para isso”.

Já o cantor BNegão afirmou que “Para nós, BNegão & Seletores de Frequência, tocar na WOMEX em 2005 foi importantíssimo, abriu muitas portas e nos levou a lugares inimagináveis pelo mundo. Na época, fomos na cara e na coragem e tivemos um retorno incrível, que repercute até hoje”. “O apoio do Ministério da Cultura para uma ação como essa é de fundamental importância para que a música brasileira, moderna ou não, continue a seguir seu caminho e possa desaguar no maior número de lugares possíveis pelo planeta”, ressalta.

“O Casuarina, desde sua fundação, há 13 anos, visa atingir também o mercado internacional. Iniciativas como essa são sempre muito bem-vindas. Financiar a ida de artistas, produtores, empresários do meio cultural a uma feira de negócios tão importante quanto a Womex é, sem dúvida, acreditar e apostar na cultura brasileira. Quem dera tivéssemos mais iniciativas como essa!”, declara o músico do grupo Casuarina, Gabriel Azevedo, um dos selecionados pelo edital.

O diretor e fundador do Bloco do Sargento Pimenta, Leonardo Stul, lembra que “o mercado musical tinha poucas opções de internacionalização até a década de 90 ou anos 2000. Apenas grandes pop stars tinham oportunidade de compartilhar a riqueza de suas músicas além das fronteiras nacionais. Por mais que a música brasileira seja de extrema importância na história da música mundial, tínhamos pouca capilaridade na Europa, Estados Unidos e outros mercados importantes”. Segundo ele, “o Womex trouxe uma perspectiva inclusiva para pequenos e médios produtores e artistas, a terem maiores possibilidades de globalização. O Bloco do Sargento Pimenta sabe da relevância e importância de iniciativas como essa para conquistar esse objetivo”, acrescenta o fundador do grupo.

O músico Carlos Malta acredita que “a presença no Womex abre as portas a novos mercados, aproximando profissionais de diferentes nacionalidades, ampliando sua gama de ações, prospectando novos trabalhos, projetando a produção cultural e os artistas a nível internacional”.

 Bloco do Sargento Pimenta, um dos selecionados pelo edital. (Foto de Divulgação)

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-