21.9 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Escola Felipe de Brum realiza formatura do curso Técnico em Informática

- Publicidade -

09/12/2013 22h25 – Atualizado em 09/12/2013 22h25

Escola Felipe de Brum forma primeiras turmas do Ensino Médio Técnico em Informática

Fonte: Da Redação

Na semana passada, dia 5, foi realizada a solenidade de formatura dos alunos concluintes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio da escola estadual Cel. Felipe de Brum, da rede de ensino de Amambai.

Os alunos integram as primeiras turmas do curso que, inicialmente, era de quatro anos e depois três anos. A primeira turma iniciou em 2010 e a segunda em 2011; um total de 21 alunos concluiu o curso.

A solenidade foi realizada na Câmara Municipal. Na sexta-feira (6), os alunos realizaram sua festa de conclusão do ensino médio no Clube Milionários.

Os alunos homenagearam a professora Karla Adriana Gonçalves nominando-a como nome de turma e os professores Adriano Pott, Alexsandro Rodrigues e Mário Fernandes dos Santos.

Diferencial

A Secretaria de Estado de Educação implantou em diversos municípios Cursos Técnicos de Nível Médio integrados oferecidos a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio.

Em Amambai, além do Felipe de Brum, a escola estadual Vespasiano Martins também oferece o Ensino Médio Integrado, através do Curso Técnico em Agropecuária.

O diferencial dos cursos técnicos integrados ao ensino médio é a grade curricular. Segundo o coordenador técnico do curso, Adriano Pott, o foco curricular é a orientação dos alunos para o mercado de trabalho. ”As disciplinas preparam os alunos tanto na parte de manutenção de computadores, como para o desenvolvimento de programas, os softwares”, explica Adriano.

A grade curricular, explica Adriano, contempla informações básicas da área, as disciplinas são específicas, voltadas para a informática.

O Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio da escola estadual Cel. Felipe de Brum tem na coordenação pedagógica as professores Jesudete do Nascimento e Andreia Almeida e como professora das disciplinas específicas, Karla Adriana Gonçalves. Na direção da escola estadual Cel. Felipe de Brum está o professor Paulo Claidimar Fernandes.

Em 2013, foram quatro turmas do curso. Para 2014, a previsão é de abertura de uma turma de primeiro ano com a matrícula de 25 alunos. Caso haja 50 alunos interessados, serão abertas duas turmas.

Dificuldades

Na opinião da professora Karla, o curso é muito bom. “Tudo que aprendemos na faculdade, a gente passa aqui, a grade é a mesma”. As dificuldades, segundo ela, estão relacionadas à falta de infraestrutura. “Não tem o laboratório, nem a sala de manutenção; isso que desmotiva”, diz Karla.

Adriano concorda com a professora. “Falta o laboratório específico”, diz ele.

Neste ano, o governo federal, através do Programa Brasil Profissionalizado, com contrapartida do governo de MS, viabilizou recursos para obra de construção de cinco salas para laboratórios, além de outras três salas, em uma delas será instalada a biblioteca da escola, que não possui nenhum local adequado para a organização dos livros.

“A construção física do prédio está terminada, mas não está mobiliada nem equipada”, explica Pott.

Inserção no mercado de trabalho

Mesmo com as deficiências, o curso possibilita aos alunos uma formação profissional. “O curso é interessante aos jovens que têm interesse profissional na área e aos pais que visam o futuro dos seus filhos”, avalia o coordenador.

Recentemente, uma livraria de Amambai procurou a coordenação do curso solicitando que indicasse dois alunos para serem contratados. Juliano Biron e Fernando Gonçalves estão hoje empregados no mercado de trabalho de Amambai.

“Contratamos os rapazes recém-formados no curso técnico em informática devido a grande necessidade de mão de obra qualificada, principalmente neste setor de informática, onde a tecnologia está em constante mudança e atualização”, explica o proprietário da Livraria do Estudante, Rodrigo Selhorst. Ele explica que os jovens estão em período de experiência e se adequarem-se ficarão os dois períodos efetivos.

 A primeira turma iniciou em 2010 e a segunda em 2011; um total de 21 alunos concluiu o curso neste ano.

Os alunos homenagearam a professora Karla Adriana Gonçalves nominando-a como nome de turma.

O coordenador técnico do curso, Adriano Pott.

O diretor da escola Felipe, Paulo Claidimar Fernandes de Lima, durante a obra de construção das novas salas.

Juliano Biron (D) e Fernando Gonçalves, concluintes do curso técnico, estão hoje empregados no mercado de trabalho de Amambai.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-