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sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mais Cultura nas Escolas encerra fase de avaliação formativa

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06/10/2015 15h11 – Atualizado em 06/10/2015 15h11

Mais Cultura nas Escolas encerra fase de avaliação formativa

Fonte: MinC

Brasília recebeu, na quinta-feira, dia 1º, a última das Rodas de Conversa que o Ministério da Cultura realizou em todas as regiões do País com o intuito de dialogar e avaliar formativamente o programa, sob a perspectiva de três eixos: Gestão, Território e Identidade Cultural e Currículo.

Com a participação de cerca de 30 pessoas, entre gestores, coordenadores e iniciativas culturais parceiras do Programa Mais Cultura, a roda em Brasília foi realizada na Escola Parque da 314 Sul, que é uma das escolas modelo de Educação Integral da capital federal.

A roda foi importante momento também para se debater as metodologias de mapeamento das iniciativas culturais parceiras e a relação entre estas e as escolas na construção dos planos de cultura. Os gestores presentes apontaram como necessária a parceria entre as secretarias de Educação e Cultura para este mapeamento, assim como no processo seletivo dos projetos, dando apoio e suporte de formação para a construção dos Planos de Cultura. O DF tem 22 escolas participando do Mais Cultura nas Escolas.

Houve também bastante interesse na forma de se relacionar os programas Mais Cultura nas Escolas e Mais Educação, buscando maior agregação entre suas ações. Apesar de distintos, os programas têm muitos pontos de diálogo e transversalidade. Como também está sendo constante nas rodas de conversa, os gestores e parceiros culturais estão apontando grande necessidade de formação para este tipo de política intersetorial, entre Cultura e Educação. Os gestores ressaltaram ainda a necessidade de articulação entre os setores financeiro e pedagógico das secretarias, para melhor atender às dúvidas de quem executa o programas nas escolas.

A coordenadora do NUAPFEI – Núcleo de Acompanhamento de Políticas Federais da Educação Integral da Secretaria de Educação do DF, Eny Lacerda, aproveitou para informar que a secretaria de Educação também está realizando um mapeamento das escolas atendidas com programas de Educação Integral, para ter uma visão mais completa do desenvolvimento das políticas.

As coordenadoras da subsecretaria de políticas culturais da Secult DF, Lívia Frazão e Teresa Cristina, destacaram a necessidade de se promover encontros do Mais Cultura, reunindo alunos, professores, gestores, artistas e comunidade. Segundo Lívia, “estamos mapeando as iniciativas culturais do DF, nos moldes dos mapas culturais desenvolvidos na cidade de São Paulo, em parceria com o Instituto TIM”, explicou.

A Coordenadora-Geral de Cultura e Territórios Educativos do MinC, Vanessa Louise, informou que, no que diz respeito à mobilização, a plataforma CulturaEduca (culturaeduca.cc) já está disponível para as escolas, mas que é importante o diálogo com os estados e municípios para melhorar os mapeamentos das iniciativas culturais e a relação parceiros/escolas.

Todo material recolhido durante as rodas está sendo sistematizado e subsidiará o relatório final das atividades de acompanhamento, mobilização e monitoramento do Programa Mais Cultura nas Escolas, tendo em vista sua reabertura em 2016.

 Mais Cultura nas Escolas encerra fase de avaliação formativa. (Foto: Divulgação)

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