21.9 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Ministério anuncia capacitação presencial para monitores do Esporte da Escola

- Publicidade -

16/04/2014 07h47 – Atualizado em 16/04/2014 07h47

Ministério do Esporte anuncia capacitação presencial para monitores do Esporte da Escola

Fonte: Da Assessoria

A Secretaria Nacional de Esporte, Educação Lazer e Inclusão Social (Snelis) anuncia para este mês o inicio da capacitação que irá abranger cerca de 30 mil monitores e professores do Esporte da Escola, iniciativa que resulta da parceria entre os programas Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, e Mais Educação, do Ministério da Educação. Os profissionais são responsáveis pela execução da parceria referente à adesão de 2013, que beneficia 3.680.861 estudantes distribuídos em 22.161 escolas públicas de 3.018 municípios em todos os estados do país.

De acordo com a coordenadora-geral de Integração de Políticas e Programas Intersetoriais, Claudia Bernardo, o objetivo do Ministério do Esporte é qualificar a atuação desses monitores com a oferta de um curso de capacitação dividido em duas etapas. “A primeira será em formato presencial, que começa agora, composta de aulas teóricas e práticas”, explica. A segunda fase da formação continuada será oferecida na modalidade Ensino a Distancia (EaD).

Devido ao grande número de monitores que devem ser formados, a capacitação presencial acontece em parceria com os governos municipais e estaduais e será desenvolvida em polos regionais. As aulas serão ministradas por equipes colaboradoras (ECs) da rede de universidades públicas vinculada à Snelis.

A cidade de Lauro de Freitas, na Bahia, será o primeiro polo a contar com a formação, nos dias 24 e 25 de abril. O segundo evento de capacitação do Esporte da Escola acontecerá no Rio de Janeiro. Na capital fluminense, o curso está programado para acontecer nos dias 26 e 27 de abril e deve atender cerca de cem monitores. O Ginásio Experimental Olímpico (GEO – Juan Antonio Samaranch), situado na Rua Marcel Proust, 201, no bairro Santa Teresa, será o palco do encontro. Em Porto Alegre, a capacitação da primeira turma está prevista para os dias 8 e 9 de maio, quando 50 educadores participarão do curso. O local da capacitação será a Escola de Educação Física, na Universidade Federal do Estado (UFRGS).

Equipes Colaboradoras

As equipes colaboradoras (ECs) são formadas por uma rede de universidades públicas que, atualmente, integra 16 ECs e envolve 107 profissionais, entre professores do ensino superior e estudantes de pós-graduação de 44 instituições de todas as regiões do Brasil. As ECs têm como função prestar assessoria direta aos coordenadores gerais e pedagógicos das entidades convenentes, assim como aos coordenadores de núcleo e monitores.

As equipes colaboradoras também são responsáveis pela análise dos planos pedagógicos dos convênios e núcleos e pelas visitas de acompanhamento pedagógico e administrativo. Elas mantém plantão permanente dentro das universidades parceiras para atendimento aos convênios, desenvolvem as capacitações pedagógicas e acompanham as capacitações dos monitores, que são multiplicadas pelos coordenadores de núcleo.

Ministério anuncia capacitação presencial para monitores do Esporte da Escola

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-