24.2 C
Dourados
segunda-feira, 29 de abril de 2024

UEMS de Amambai participa do ciclo de palestras Versos, Conversas e Controversas

- Publicidade -

15/06/2015 13h51 – Atualizado em 15/06/2015 13h51

Fonte: Da Assessoria

Amambai (MS) – A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proec/UEMS), por meio da Divisão de Inclusão e Diversidade (DID), está realizando o Ciclo de Palestras sobre a Inclusão e a Diversidade na Educação Superior: Versos, Conversas e Controversas. Uma série de palestras e oficinas estão sendo realizadas nas unidades universitárias da UEMS com as temáticas: Direitos Humanos, Acessibilidade, Inclusão e Diversidade na Educação Superior.

Para a realização do evento, a Proec conta com os recursos federais provenientes do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (Pnaest), bem como com o apoio das unidades universitárias da UEMS e da parceria com a Universidade Paranaense (Unipst).

As oficinas abordam a temática da acessibilidade e educação inclusiva na educação superior, com o intuito de promover discussões que venham a contribuir para a sensibilização da comunidade acadêmica sobre a promoção da inclusão social, à prevenção e o combate a toda forma de discriminação de gênero, classe, raça, etnia, orientação sexual, pessoas com necessidades especiais.

Dada à complexidade, a temática é dividida em três eixos centrais: educação inclusiva; inclusão social e direitos humanos – sendo que para fins didáticos, esse último foi subdivido em: diversidade de gênero e sexual, a violência contra a mulher, populações rurais, negras e indígenas.

O objetivo do evento é promover a sensibilização da comunidade acadêmica sobre a inclusão social e o combate a todas as formas de discriminação no ambiente universitário.

Em Amambai, a palestra foi realizada no auditório da UEMS e teve o tema Inclusão Social: a relação entre a educação superior e a educação no campo. A programação que aconteceu na noite da quarta-feira (10), foi ministrada pelo professor doutor Carlos Antônio Bonamigo.

Carlos Antônio Bonamigo possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor titular da Unipar (Universidade Paranaense) no campus de Francisco Beltrão. Tem experiência na área de Ciências Humanas, especialmente em educação e história. Atua como docente de graduação nos curso de Administração, Ciências Contábeis, Direito, História e Odontologia. Docente em cursos de pós-graduação lato sensu e Residência Médica da Unipar com a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica e no Programa de Mestrado em Direito Processual e Cidadania da Unipar com as disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e Teoria Crítica do Direito. É coordenador de Estágio Supervisionado em História Ensino Fundamental e Médio e pesquisador nas áreas de Educação e História.

Ciclo de Palestras sobre a Inclusão e a Diversidade na Educação Superior: Versos, Conversas e Controversas / Foto: Assessoria

O objetivo do evento é promover a sensibilização da comunidade acadêmica  / Foto: Assessoria

Carlos Antônio Bonamigo ministrou a palestra / Foto: Assessoria

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-