29.9 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Aluno de escola estadual representa MS no Parlamento Jovem Brasileiro

- Publicidade -

01/10/2016 08h48

Fonte: Noticias MS

Estudante da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, de Bonito, o jovem de 16 anos Wesley Ferraz participou da 13ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro – PJB 2016, da Câmara dos Deputados, em Brasília, de 26 a 30 de setembro.

Neste período da Legislatura, o estudante teve a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se deu, na medida do possível, de acordo com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados. “Foi uma experiência incrível”, descreveu Wesley.

O jovem apresentou um projeto de lei que prevê a medição mensal dos níveis de qualidade da água nos municípios que possuem atrativos turísticos e a divulgação dos resultados na imprensa escrita, nas emissoras de rádios locais e nos diários oficiais dos municípios, visando à saúde dos visitantes. “Faço estágio no Ministério Público Estadual e tenho contato com processos relacionados ao meio ambiente, o que me despertou a curiosidade de saber se água dos pontos turísticos está adequada para consumo e banho”, contou o estudante.

O professor de História Elton Teixeira, que orientou o projeto na escola, avalia como importante o Parlamento Jovem Brasileiro, bem como no trabalho com projetos multidisciplinares em sala de aula que dinamizam o ensino e desperta no jovem um maior interesse pelos estudos e busque suas metas e sonhos. “Temos que por o jovem mais como protagonista, abrir a possibilidade de ampliar seu senso crítico e sua formação”, afirmou o professor.

Parlamento Jovem Brasileiro

Proporcionando a experiência dos trabalhos realizados pelo Poder Legislativo, o programa Parlamento Jovem Brasileiro realiza sua 13ª edição este ano, selecionando 78 estudantes para representar os estados brasileiros na Câmara dos Deputados entre os dias 26 e 30 de setembro.

O número de representantes jovens por Estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional: São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Mato Grosso do Sul, que têm 8 representantes, recebem 1 representante jovem.

Para participar, o estudante deve estar matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio. Além disso, é necessária a elaboração de um projeto de lei com temática livre, desde que possua impacto positivo no País. A ação é realizada pela Câmara dos Deputados, em Brasília, por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e secretarias estaduais de Educação.

Foto: Noticias MS

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-