22.1 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Educação é tema do próximo “Diálogos Contemporâneos” com Renato Janine

- Publicidade -

15/03/2018 08h31

Fonte: Fetems

Renato Janine Ribeiro – cientista político, escritor, professor da Universidade de São Paulo (USP) e ex-ministro da Educação – é o próximo convidado do projeto Diálogos Contemporâneos, que será realizado no dia 19 de março (segunda-feira), às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande. O tema será “A educação no Brasil, a realidade contemporânea e os novos instrumentos para a formação de crianças e jovens”. A entrada é franca e está sujeita à lotação dos assentos do Plenário. Ingressos serão distribuídos no local a partir das 18 horas.

A conferência será mediada pelo professor Jaime Teixeira, presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems).

Um dos mais respeitados acadêmicos do Brasil, mestre pela Universidade de Paris (Sorbonne) e doutor da USP, Renato Janine Ribeiro tem discutido temas como a “nova política”, a crise de representatividade e o teatro do poder, sob a influência dos meios de comunicação. Na educação, advoga por currículos mais abertos, que permitam o desenvolvimento da criatividade. “Cada vez mais, a educação deverá se culturalizar, deixando de seguir currículos rígidos e tornando-se prazerosa e criativa”, defende o professor.

Autor de diversos livros e ensaios, como “A marca do Leviatã” (1978), “A última razão dos reis – ensaios de filosofia e política” (1993), “Ao leitor sem medo – Hobbes escrevendo contra o seu tempo” (1999), “A etiqueta no antigo regime” (1999), “A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil” (2000) e “A universidade e a vida atual (2003)”, Janine foi o ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura em 2001 na categoria Ensaios e Ciências Humanas. Foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1998, e com a Ordem de Rio Branco, em 2009. É colunista do jornal Valor Econômico.

O projeto Diálogos Contemporâneos é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura, viabilizada pelo Ministério da Cultura por meio de emenda parlamentar dos deputados federais Vander Loubet e Zeca do PT. A programação completa do evento está no site www.dialogoscontemporaneos.com.

Educação é tema do próximo "Diálogos Contemporâneos" com Renato Janine

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-