21.9 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

14 de Fevereiro – Quarta-feira de cinzas

- Publicidade -

14/02/2018 07h37

Fonte: Calendarr

A quarta-feira de cinzas, dia 14 de fevereiro de 2018, é o dia seguinte ao Carnaval, data que dá início ao período da Quaresma, de quarenta, o número de dias que antecedem a Páscoa (os domingos não são considerados nessa contagem). A Quaresma compreende o período entre a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira santa.

Também chamado de Dia das Cinzas, não é feriado. O que acontece é que, por questões culturais, geralmente, os expedientes começam às 12h desse dia, após o ponto facultativo do Carnaval.

Os cristãos reservam a data para a reflexão dos pecados cometidos. Isso porque a Quaresma representa os dias em que Jesus esteve no deserto jejuando, ao mesmo tempo que era tentado pelo demônio.

É por esse motivo que os católicos fazem jejum e abstinência da carne. Muitas pessoas optam por refeições que contenham peixe.

Além disso, costumam ir à missa de cinzas onde são benzidos, geralmente na testa, com um pouco de cinza proveniente de ramos queimados que foram benzidos no ano anterior, mais precisamente no Domingo de Ramos. Essa marca de cinza, uma pequena cruz, sinaliza estado de penitência, bem como representa a fragilidade humana, de forma a recordar o que está escrito na Escritura Sagrada:

“Com o suor do seu rosto
você comerá o seu pão,
até que volte à terra,
visto que dela foi tirado;
porque você é pó,
e ao pó voltará”. (Gênesis 3, 19)

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-