24.7 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

14 de Junho – Dia Mundial do Doador de Sangue

- Publicidade -

14/06/2014 07h52 – Atualizado em 14/06/2014 07h52

Fonte: Postal Saúde

Uma agulhada e pronto. Você salvou quatro vidas. Duvida? Esse é o resultado que 450ml de sangue doados em 30 minutos podem representar para vítimas de acidentes, mães com complicações durante o parto ou gravidez, crianças anêmicas e pacientes com câncer.

O Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), não atinge a meta de doações: 5% dos habitantes, pois apenas menos de 2% da população é doadora. Número que diminui ainda mais durante datas festivas e períodos de férias. É justamente nesses períodos que são feitos mais pedidos de bolsas de sangue por parte dos postos de coleta. O motivo: aumento da ingestão de álcool, dos acidentes de trânsito e da violência urbana.

Dados da Polícia Rodoviária Federal mostraram que 379 pessoas morreram nas rodovias federais entre o Natal e o Reveillon deste ano. As principais causas das mortes foram as colisões frontais, que resultaram em 83 vítimas fatais.

Onde doar

A coleta é feita pelos hemocentros, públicos e privados, que têm capacidade própria de estoque e de atendimento aos voluntários. Os serviços de hemoterapia públicos são responsáveis por 64 % da coleta de sangue no Brasil, seguidos dos serviços credenciados ao SUS que respondem por 29% e dos serviços exclusivamente privados que contribuem com 7%.

Campanha

Todos os anos, o Ministério da Saúde faz campanhas educativas para que os hospitais não fiquem com os estoques baixos.

Como é uma data mundial há várias campanhas que estimulam a doação. A ocasião também é utilizada para agradecer as doações realizadas.

Doação de sangue: uma atitude simples que salva vidas:

  • Ter entre 18 e 65 anos de idade;
  • Ter peso acima de 50 quilos
  • Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;
  • O voluntário não deve ter diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;
  • Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de chagas); mulheres grávidas ou amamentando; usuários de drogas e as pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual – sem uso de preservativo – não podem doar sangue.

Recomendações para quem deseja doar:

  • Não doe em jejum;
  • Faça repouso de no mínimo 6 horas na noite anterior à doação;
  • Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
  • Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

14 de Junho - Dia Mundial do Doador de Sangue

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-