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quinta-feira, 25 de abril de 2024

6 em cada 10 homens acham que poderiam melhorar postura em relação às mulheres

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26/02/2017 09h55

Carnaval sem assédio: 6 em cada 10 homens acham que poderiam melhorar sua postura em relação às mulheres

Pesquisa “O Papel do Homem na Desconstrução do Machismo”, realizada pelo Instituto Avon, revela que 31% dos homens dizem que gostariam de não ser machistas, mas não sabem bem como agir

Fonte: Instituto Avon / FSB Comunicação

São Paulo, 22 de fevereiro de 2016 – O machismo e o assédio são recorrentes durante todo o ano, mas durante o Carnaval, com a falsa sensação de que “tudo é permitido”, diversos atos de violência contra a mulher se tornam ainda mais evidentes.

Apesar de 59% das pessoas concordarem que todas as mulheres devem ser respeitadas, não importa sua aparência nem seu comportamento, na prática a maioria ainda tolera costumes e situações de violência contra a mulher. É o que revela a pesquisa “Instituto Avon / Locomotiva: O papel do homem na desconstrução do machismo”. A pesquisa foi realizada presencialmente com 1.800 pessoas com mais de 16 anos, no período de 12 a 24 de outubro de 2016, em 70 municípios de todas as regiões do país.

“O estudo revela que 78% das pessoas não interferem em briga de casal ou interferem apenas se houver algum tipo de violência extrema, e 27% acreditam que, em alguns casos, a mulher também pode ter culpa por ter sido estuprada. Estes dados mostram que mesmo concordando que o machismo é algo negativo (79%), as pessoas ainda não mudaram a sua atitude em relação à violência contra a mulher”, explica Daniela Grelin, gerente sênior do Instituto Avon.

A pesquisa revela 24% dos homens não tem coragem de ficar defendendo as mulheres no meio de outros homens, e 43% afirmam que em um grupo de homens no WhatsApp, pega mal reclamar porque o amigo compartilhou foto de mulheres nuas. O estudo também mostra que apesar de 87% concordarem que ao menos parte da população é machista, apenas 24% das pessoas se consideram machistas.

De acordo com outra pesquisa do Instituto Avon, divulgada em 2014, mostra que 79% das jovens brasileiras já foram assediadas, receberam cantadas ofensivas, violentas e desrespeitosas ou foram abordadas de maneira agressiva em festas ou em locais públicos. A pesquisa “Violência contra as mulheres: os jovens estão ligados?”, também revela que 44% das entrevistadas já foram assediadas ou tiveram o corpo tocado por um homem sem consentimento em festas. Além disso, 30% alegaram já terem sido beijadas à força.

Para 80% dos entrevistados, uma mulher ficar bêbada em uma festa é considerada uma atitude incorreta. Já para 68%, é errado que ela tenha relações sexuais no primeiro encontro. O estudo, realizado em 2014 com 2.000 mulheres e homens de 16 a 24 anos, nas cinco regiões do país.

Sobre as ações de responsabilidade social da Avon

A Avon é uma empresa global líder em ações sociais com foco em causas que interessam especialmente à mulher. As ações sociais da empresa são coordenadas pela Avon Foundation For Women, maior entidade focada em causas voltadas para a mulher ligada a uma corporação. Até 2015, foram doados mais de US$ 1 bilhão em mais de 50 países para as causas que mais afetam a mulher. A ação de responsabilidade social da empresa está concentrada na disseminação de informações, na conscientização, no apoio a pesquisas sobre o câncer de mama e na ampliação do atendimento a mulheres com esta doença, por meio da campanha Avon Breast Cancer Crusade (no Brasil, Avon contra o câncer de mama) e nos esforços para reduzir a violência contra a mulher, por meio da campanha Speak Out Against Domestic Violence (no Brasil, Fale sem Medo – não à violência doméstica). A Avon também atua de forma efetiva na prestação de auxílio em caso de desastres naturais e emergenciais em várias partes do mundo. Os folhetos de produtos Avon trazem itens criados especialmente para arrecadar fundos para as causas. Além disso, a empresa promove eventos com participação de milhares de pessoas em várias partes do mundo para gerar fundos e promover a conscientização da sociedade, e distribui materiais informativos divulgados pelos mais de 6 milhões de revendedores de produtos Avon em todo o mundo. No Brasil, as ações sociais relacionadas ao combate ao câncer de mama e à violência doméstica são coordenadas pelo Instituto Avon. Desde 2003, a organização já investiu mais de R$ 137 milhões em 257 projetos e ações relacionados a essas causas no Brasil. Siga o Instituto Avon: www.facebook.com/institutoavon

6 em cada 10 homens acham que poderiam melhorar postura em relação às mulheres

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