21.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Conheça os alimentos que ajudam no bom funcionamento do nosso cérebro

- Publicidade -

11/06/2017 08h30

Cada vez mais cuidamos da alimentação. Para mantermos nosso corpo saudável é preciso cuidar do coração, evitar diabetes, não engordar. Mas e o cérebro, será que ele também precisa desses cuidados especiais?

Fonte: Globo Repóter

A visão não apenas simples, mas espetacular das nuvens que passam. O afeto que sentimos ao contemplar a delicadeza da natureza. A compreensão exata de um sinal. A explosão do chute perfeito na hora do gol. O grito de paixão e comunicação! Razão e emoção.

Tudo está dentro da nossa cabeça, no nosso cérebro, Quanto poder! Há séculos cientistas e filósofos são fascinados pelo cérebro e olham para ele de todos os ângulos. A estrutura aparentemente simples guarda complexidade. E é ela que de uma forma surpreendente faz o nosso mundo acontecer. Foi responsável pelos nossos primeiros passos e por tudo o que aprendemos depois.

“Há muito por desvendar. O cérebro e as diversas conexões entre as bilhões de células cerebrais estabelecem um padrão, como se fosse uma análise combinatória, uma variabilidade tão imensa, que sempre abre muitos caminhos para melhora da função cerebral em quem mais precisa, que são as pessoas que têm doenças”, aponta André Palmini, chefe Serviço de Neurologia Hospital da PUC-RS.

Poderoso e frágil. Então, como manter nosso cérebro saudável?

“Mantemos a saúde do cérebro primeiro assim, lembrando que o cérebro está dentro de um corpo e esse corpo tem que ser saudável porque ele depende dos aspectos nutricionais, dos aspectos de oxigenação desse corpo”, explica Dr. Jaderson Costa da Costa, diretor Instituto do Cérebro PUC-RS.

Cada vez mais cuidamos da alimentação. Para mantermos nosso corpo saudável é preciso cuidar do coração, evitar diabetes, não engordar. Mas e o cérebro, será que ele também precisa desses cuidados especiais?

A cientista Glaucia Pastore garante que sim. A engenheira de alimentos da Unicamp montou uma mesa com alimentos que fazem bem não só ao corpo, mas também ao nosso cérebro. O cardápio é variado. A recomendação “coma sempre frutas” que a gente ouviu e ouve da avó, da mãe, dos médicos é pura verdade. Os neurônios adoram.

“A gente pode começar, por exemplo, falando das vitaminas hidrossolúveis que estão presentes nas frutas, como a vitamina C, como as vitaminas do complexo B, a vitamina E, a vitamina A, e essas substâncias elas vão fazer com que o neurônio funcione melhor, funcione de forma adequada”, ressalta Glaucia Pastore, professora de bioquímica da Unicamp.

Globo Repórter: Todo mundo gostaria de ser rico, bonito e inteligente. Rico, depende. Bonito, é genético. Tem alguma coisa que deixe a gente mais inteligente?

Glaucia Pastore: Tem sim. É importante mencionar que os peixes, principalmente esses peixes marinhos, eles apresentam uma alta concentração do ácido graxo ômega 3 especializado. E esse DH, ele é responsável pela facilidade em aprender, em guardar o conhecimento. Para as crianças em idade escolar é fundamental e lamentavelmente não é muito do hábito do brasileiro em geral. As nozes ajudam o cérebro a aproveitar todos os nutrientes que a gente vai consumir.

A lista tem também um alimento que até pouco tempo era tratado muito mal: o ovo. Ele tem mais do que gorduras e proteínas. Tem colina.

Glaucia Pastore: A colina é matéria prima para fabricar neurotransmissor, quer dizer, aquelas substâncias que fazem comunicação célula a célula.

Globo Repórter: Bom, agora eu vou buscar uma coisa que a maioria das pessoas adora! Chocolate! É pra que? Dá alegria ao cérebro?

Glaucia Pastore: Além de melhorar o estado de alerta, ele acorda, mas também oferece essa sensação de bem estar.

O nosso cérebro sente uma fome. Quantas e quantas vezes você já assaltou a geladeira no meio da noite em busca de doces? Pior é o sentimento de culpa que isso que dá. Mas saiba que essas tentações nem sempre representam gula. Normalmente enquanto dormimos o fígado produz glicose e envia ao cérebro. Mais ou menos 120 gramas de glicose por dia.

Acontece que às vezes o fígado não consegue suprir essa necessidade por algum motivo, como jejum prolongado, excesso de atividades ou alimentação inadequada. Aí o cérebro pede socorro e nos acorda. Ainda não existe uma medida certa de quanto devemos consumir de cada um desses alimentos para o nosso cérebro funcionar bem. E é a boa dieta que vai garantir um corpo saudável e um cérebro mais eficiente, o que pode significar também uma vida mais feliz.

“É bom sempre lembrar que a função cerebral ela vai determinar também as nossas emoções”, ressalta Glaucia.



- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-