21.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Prepare ovos de forma saudável

- Publicidade -

08/01/2017 10h30

Prepare ovos de forma saudável

Ele pode ser frito na água e o prato enriquecido com legumes

Fonte: Minha Vida

O ovo já foi considerado um inimigo da saúde do coração por aumentar o colesterol ruim (LDL). “Porém, hoje se sabe que o principal responsável pelo aumento de colesterol no sangue não é o colesterol ingerido através dos alimentos”, diz a nutricionista Fernanda Brunacci, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem Estar, de São Paulo. Na verdade, a maior parte do colesterol presente em nosso sangue é produzida pelo próprio organismo.

Segundo a especialista, o ovo merece entrar no cardápio por ser rico em proteínas que garantem o bom funcionamento do organismo, além de ser fonte das vitaminas A, D, E, K e do complexo B, e minerais como ferro, fósforo, manganês, potássio e ômega 3. Além disso, estudos indicam que esse alimento possui uma substância chamada lecitina, responsável por interferir na absorção do colesterol e impedir que ele seja captado pelo intestino, diminuindo os níveis de colesterol no sangue – exatamente o contrário do que se pensava antes.

Existem muitas maneiras de preparar um ovo que deixam o prato ainda mais saudável, sem prejudicar a dieta. Confira o que nutricionistas recomendam:

Prefira o ovo cozido

“Preparar o alimento cozido elimina as gorduras prejudiciais à saúde presentes no ovo frito”, explica a nutricionista Fabiana Marangoni, do Spa Fazenda Igaratá. Além disso, ele é menos calórico – um ovo frito tem em média 107 calorias, enquanto o cozido tem apenas 75. O ovo cru também não é recomendado, pois é meio de contaminação da bactéria Salmonela. “Quando submetemos o ovo ao calor, essa bactéria não sobrevive, eliminando o risco”, diz a nutricionista.

Acrescente ovos à salada

Ao acrescentar ovos à salada, enriquecemos o prato com uma fonte de proteínas e ainda tornamos a experiência de comer salada mais saborosa – afinal, é muito comum as pessoas torcerem o nariz para os vegetais. O ovo dá um sabor a mais ao prato.

Use água para fritar

Ao pensar em fritura, logo vem à cabeça óleos e manteiga – que deixam a preparação mais gordurosa e menos saudável. Até mesmo os óleos vegetais, como os de soja, milho, girassol, oliva e linhaça, não são bem-vindos na frigideira. “Quando submetidos a muito calor, esses óleos se transformam em gordura trans, perdendo todos os benefícios que possuem”, explica a nutricionista Fernanda Brunacci.

Mas a nutricionista dá uma alternativa: em vez de usar óleo, manteiga ou margarina para fritar o ovo, use água! “Coloque metade de um dedo de água na frigideira e, quando começar a ferver, quebre o ovo e frite do jeito normal”, conta Fabiana.

Fritando o ovo dessa forma, as calorias dele voltam as 75 iniciais, equivalentes às calorias do ovo cozido.

Acrescente legumes

Nada melhor do que rechear a sua omelete com tomate, cebola, cenoura, abobrinha, chuchu e tantas outras opções de legumes fatiados ou ralados. “Essa é uma ótima forma de deixar a sua omelete mais saudável e rica em nutrientes”, diz a nutricionista Fabiana Marangoni.

Ovos

Ovo cozido

Salada com ovos

Ovo frito

Prepare ovos de forma saudável

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-