29.5 C
Dourados
sábado, 27 de abril de 2024

Jogos Indígenas de Amambai têm início na próxima sexta-feira (9)

- Publicidade -

06/01/2015 08h07 – Atualizado em 06/01/2015 08h07

Programação chega a sua 12ª edição em janeiro.

Fonte: Da Redação

Amambai (MS) – Acontece nessa sexta-feira (9), na Aldeia Indígena Guapoy (Aldeia Amambai), a abertura da 12ª edição dos Jogos de Integração Indígena (Joind). O Joind é uma olimpíada indígena realizada pela Associação de Jovens Indígenas Guarani/Kaiowá em Ação (JIGA) em parceria com a Prefeitura Municipal de Amambai e outras entidades com foco para as comunidades indígenas Guarani Kaiowa da região Conesul do Estado de Mato Grosso do Sul a ser realizada entre os dias 9 a 18 de janeiro de 2015, tendo como sede a escola municipal Polo Indígena Mbo’Eroy Guarani Kaiowá.

O Estado de Mato do Grosso sul possui a segunda maior população indígena do país, levando em conta esta situação, a JIGA, promove o Joind desde o ano de 2003, com o objetivo de promover o congraçamento do esporte através de uma olimpíada indígena no município de Amambai.

O município de Amambai conta com três aldeias indígenas, (aldeia Amambaí, Limão Verde e Jaguari), e atualmente conta com aproximadamente 12 mil índios da etnia Guarani Kaiowa. O projeto Joind vem de encontro aos anseios dos mesmos, onde o principal motivo desta realização e promover uma atividade de cunho social, esportivo e cultural, proporcionando as comunidades participantes alternativas destinadas à valorização e fortalecimento da Cultura Indígena regional.

“O Joind chega a sua décima segunda edição consolidada, sendo considerado o maior evento sócio esportivo cultural indígena do Mato Grosso do Sul”, afirma o organizador do evento e professor de Educação Fisíca, Ismael Morel.

Com um publico recorde que em 2014 reuniu 850 atletas oriundos de varias aldeias de diferentes Municípios entre elas: Amambai, Tacuru, Dourados, Douradina, Japorã, Paranhos, Coronel Sapucaia, Caarapó, Laguna Carapã, Antonio João e Rio Brilhante.

Planejada e organizada por jovens da aldeia Amambai, o evento rompe suas fronteiras, enfatizando a revitalização dos jogos tradicionais e dos esportes não indígenas que atualmente fazem parte do cotidiano do Guarani Kaiowa do MS.

Serão realizados campeonatos de futsal masculino, feminino e infantil; campeonato de basquetebol masculino; campeonato de voleibol misto; campeonato de queimada; competição de atletismo (corridas, saltos e arremessos); concurso Garoto(a) Joind 2014, desfile com trajes típicos; concurso de Sambo (masculino); concurso de dança Guarani Kaiowa (Guachire Misto), sendo 10 homens e 10 mulheres; exposição e vendas de artesanatos; exposição de fotografias e exposição de vídeos com temáticas indígenas.

Neste ano, estarão participando do evento 210 atletas dos Municípios circunvizinhos, sendo as demais equipes das três aldeias do Município sede, com uma totalização aproximada de mil atletas envolvidos nos jogos durante 10 dias.

As premiações serão feitas com troféu e medalhas para os três primeiros colocados em cada categoria, uma parceria entre Ismael Morel, Funai (Fundação Nacional do Índio), Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indigena) e doações pessoais.

Jogos Indígenas de Amambai têm início na próxima sexta-feira (9)

O Joind é uma olimpíada indígena realizada pela Associação de Jovens Indígenas Guarani/Kaiowá em Ação (JIGA) / Foto: Moreira Produções

Planejada e organizada por jovens da aldeia Amambai, o evento rompe suas fronteiras, enfatizando a revitalização dos jogos tradicionais / Foto: Moreira Produções

Zanete Borges, Assessora da Semed, Vera Lorensetti, Secretária de Educação, Marco Martins, Assessor da Sedesc, Rodrigo Selhorst, Secretário Municipal de Administração, Jauro Moretto, Diretor Municipal de Esportes, Roberto Racchttiune, Diretor Municipal de Cultura e o Professor Ismael Morel, idealizador do Joind, durante reunião para definir detalhes do evento / Foto: Assessoria

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-