25.6 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

27 de outubro – Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

- Publicidade -

27/10/2015 07h47 – Atualizado em 27/10/2015 07h47

Fonte: Arquivo Nacional

Em 27 de outubro acontece o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, comemoração aprovada pela Conferência Geral da UNESCO, em 2005, como forma de chamar a atenção para a necessidade da adoção de medidas urgentes que permitam a conservação dos arquivos audiovisuais no mundo inteiro, e da importância destes arquivos para a construção integral da identidade cultural das nações.

Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual 2015

“Arquivos em risco: protegendo as identidades do mundo” é o tema deste ano do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, comemorado em 27 de outubro. Proclamado pela UNESCO em 2005, o Dia procura aumentar a consciência sobre a importância dos documentos audiovisuais e chama a atenção para a urgente necessidade de protegê-los.

Com o segundo maior acervo documental de imagens em movimento do Brasil, o Arquivo Nacional recebeu este ano o Prêmio Especial de Preservação da Academia Brasileira de Cinema pelo trabalho realizado na conservação e difusão do patrimônio audiovisual brasileiro.

Anualmente, o AN promove, em conformidade com a proposição da UNESCO e da FIAF (Confederação Internacional de Arquivos Fílmicos), da qual é membro pleno, comemorações relativas ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, quando são discutidas ações de preservação e difusão do acervo de imagens em movimento de cada país.

Para comemorar a data, a instituição realizará um evento onde será discutida a formação da identidade brasileira a partir da contribuição dos povos e indivíduos que têm origem na diáspora africana, com ênfase na cidade do Rio de Janeiro.

No dia 27/10 acontece a abertura pelo Diretor-Geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes, às 14 hs. Às 15h exibição dos documentários “O Porto do Rio”, “Serra do Caxambu, “Kbela” e “Pedra Que Samba”, seguido de debate com os diretores e com a professora e pesquisadora Hebe Mattos (UFF). Haverá entrega de certificado de participação.

Local : Auditório do Arquivo Nacional.

Entrada Franca

Programação

O Porto do Rio

Pedro Évora, Luciana Bezerra

O documentário narra, por meio de entrevistas com moradores e técnicos, a transformação da região portuária da antiga capital do Brasil em face às obras de reestruturação urbana promovidas pelo projeto Porto Maravilha. O filme percorre a vertente cultural do samba na região para contar a história do principal porto de escravos das Américas e ensaiar caminhos e desejos para a consolidação do bairro no coração do Rio de Janeiro.

Serra do Caxambu

Marcio Brito Neto

Narrativa sobre o jongo (caxambu), dança e música de matriz africana, considerado “pai” do samba, por meio do olhar dos descendentes de negros escravizados. O documentário mostra o encontro dos jongueiros em São José da Serra, remanescentes do quilombo mais antigo do estado do Rio de Janeiro, com participação do grupo “Jongo da Serrinha”.

Kbela – O filme

Yasmin Tainá

O filme busca uma reflexão sobre o lugar da mulher negra na sociedade contemporânea, os atuais padrões de beleza, sua expressão, autoimagem e identidade. Ela define: “Temos dito que é uma experiência sobre ser mulher e tornar-se negra. O filme é uma sequência de metáforas presentes no cotidiano de boa parte das mulheres negras do mundo”. Kbela tem forte inspiração em “Alma no Olho”, realizado por Zózimo Bulbul.

Pedra Que Samba

Camila Agustini, Roman Lechapelier

Um passeio pelo circuito da herança africana no antigo porto do Rio de Janeiro revela a roda de samba da Pedra do Sal.

27 de outubro - Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-