32.3 C
Dourados
sexta-feira, 3 de maio de 2024

Escola Est. Cel. Felipe de Brum – Projeto Tosco – 7º anos A e B / 8º anos A e B

- Publicidade -
https://youtube.com/watch?v=p2IsHhiRmd4



https://youtube.com/watch?v=p2IsHhiRmd4


23/04/2012 16h36 – Atualizado em 23/06/2012 11h22

Fonte: Professora Viviane Viaut Moreira / Língua Portuguesa

Links para pesquisa

Significado Tosco – Dicionário Michaelis

Significado Tosco – Dicionário Sinônimos.com

Significao Tosco – Dicionário na Web

Youtube

Blogspot

Editora Alvorada

Google

Blog da Escola Felipe

Foto Blog da Escola Felipe

Atividade 1 – Pesquisa no dicionário sobre o vocábulo Tosco

Entendendo melhor o vocábulo Tosco, procurando seu significado em dicionários.

Atividade 2 – Pesquisa na internet sobre o Projeto Tosco

Despertando a curiosidade. Pesquisando na internet sobre o Projeto Tosco.

Na sala de tecnologia, assessorados pela professora Liziane Dutra Salazar

Atividade 3 – Apresentação e discussão em sala de aula a partir da pesquisa sobre o projeto Tosco

Com os dados colhidos nas pesquisas, os alunos, em sala de aula, apresentaram as informações obtidas sobre o projeto Tosco.

Atividade 4 – Dinâmica do Quebra-Cabeça – Formação dos Grupos

A montagem de um quebra-cabeça é o ponto de partida para a formação dos grupos. Os alunos, através de seus grupos, terão atividades do projeto durante todo o ano. Essas atividades, sistematizadas na disciplina de língua portuguesa, serão incorporadas ao currículo da matéria.

Atividade 5 – Entrega do livro

Após a fase da motivação, os alunos estavam ansiosos pelos livros. A entrega do livro Tosco foi um sucesso.

Os servidores administrativos da escola também receberam o livro Tosco.

Atividade 6 – 1ª Roda de Leitura

A primeira roda de leitura envolveu todos os alunos. No 7º ano A, teve até pipoca…..

Atividade 7 – Cadastro e Pesquisa no site da Editora Alvorada

Na sala de tecnologia, os alunos das quatro turmas (7º anos A e B e 8º anos A e B) realizaram o cadastro no site da Editora Alvorada e responderam a pesquisa. Mais uma ação que contribui para a reflexão sobre situações de violência e a realidade social.

Atividade 8 – Apresentações dos grupos – Primeiros capítulos do livro

Com o intuito de promover a apresentação do conteúdo dos dois primeiros capítulos do livro, os grupos realizaram a primeira apresentação na sexta-feira (18). Cada grupo apresentou de uma forma, teve resumo, música, ilustração, poesia, dramatização e quadrinhos. Todas as apresentações evidenciaram a natureza da agressividade do protagonista, a relação de violência com os pais e entre os pais; demonstrando que a reflexão foi estabelecida.

Atividade 9 – Apresentações dos grupos – Capítulos 3 a 10 do livro

A profssora Viviane Viaut reservou as aulas de todas as sextas-feira para o projeto Tosco. Nas últimnas sextas-feiras, os alunos realizaram as apresentaçõs dos capítulos 3 a 10. Cada grupo apresentou de uma forma, teve resumo, música, ilustração, poesia, dramatização e quadrinhos.

Atividade 10 – Pesquisa sobre a violência no Brasil e no Mundoo

Na sala de tecnologia,no dia 15 de junho, os alunos, através de seus grupos do projeto Tosco, realizaram pesquisa sobre a violência no Brasil e no Mundo, com as seguintes abordagens: Violência na Escola – Agressor: Aluno; Violência na Escola: Agressor: Professor; Violência Urbana; Tipos de Violência; Violência Domnéstica; e Violência no Mundo, com ênfase para os casos de mutiação de mulheres.

Atividade 11 – Telejornal sobre notícias de violência

Depois da psquisa feita, os alunos simularam telejornal com as notícias colhidas na pesquisa feita na sala de tecnologia. A primeira turma a apresentar,no dia 22, foi o 8º B. As fotos foram feitas pelo aluno Ewerton Amaral.

Veja aqui o vídeo dos telejornais dos alunos do 8º B. A filmagem foi feita pela professora da sala de tecnologia, Liziane Dutra Salazar.


Capa do livro Tosco.


https://youtube.com/watch?v=p2IsHhiRmd4


- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-