24.1 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mineradoras disputam água com a população em Minas Gerais

- Publicidade -

19/07/2011 08h24 – Atualizado em 19/07/2011 08h24

RadioAgência NP

Agricultores, professores, servidores públicos e integrantes de organizações sociais estão se unindo contra os grandes projetos ligados à produção de gás, construção de barragens e mineração na região Norte de Minas Gerais. Eles exigem que a população seja consultada nos casos que resultarão em grandes impactos sociais e ambientais.

Entre as principais preocupações está a questão da água, consumida em grande quantidade pela atividade mineradora. Conforme denúncia, apenas uma das empresas tem autorização para utilizar 30,7 milhões de litros por ano. Ela será instalada numa região semi-árida, onde não há abundância de recursos hídricos.

Recentemente, os movimentos sociais divulgaram um manifesto que aponta os riscos da exploração das jazidas de ouro na região. Entre os perigos para a saúde, eles alertam que “onde há exploração de ouro, muitas pessoas são contaminadas pelas diferentes formas de disseminação do arsênio”. Essa substância contamina a água e o ar, além de folhas, frutos e outros alimentos. O arsênio pode provocar câncer e outras doenças de pele e em órgãos vitais.

O Projeto de Mineração Riacho dos Machados Ltda. pretende explorar minério aurífero em um prazo de oito anos. Nesse período, serão extraídas 15 milhões de toneladas. A maioria dos empregos prometidos serão oferecidos somente na fase de implantação da mineradora, que deve durar 15 meses.

Mineradoras disputam água com a população em Minas Gerais

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-