24.7 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

ONU comemora o primeiro Dia Mundial das Cidades

- Publicidade -

31/10/2014 14h50 – Atualizado em 31/10/2014 14h50

Fonte: Rádio ONU

A ONU comemora nesta sexta-feira, 31 de outubro, o primeiro Dia Mundial das Cidades.

O secretário-geral, Ban Ki-moon, afirmou que “essa é uma oportunidade para celebrar uma das mais complexas e mais grandiosas criações da humanidade”.

Xangai

Ban disse que a data é um dos legados da Expo 2010 de Xangai, na qual a comunidade internacional explorou as melhores práticas urbanas e conceitos de todo o mundo.

Ele declarou ser adequado que Xangai seja a cidade anfitriã do principal evento de inauguração desta nova celebração das Nações Unidas.

O tema deste primeiro Dia Mundial das Cidades “Liderando as Transformações Urbanas” indica o poder pioneiro das cidades.

Ban afirmou que “num mundo onde a metade da população já vive em áreas urbanas, o futuro da humanidade é claramente um futuro urbano”.

Urbanização

Segundo ele, o mundo tem de utilizar uma urbanização adequada, o que significa reduzir as emissões de gases de efeito de estufa, reforçar a resiliência, garantir os serviços básicos como os de água e saneamento e ainda planejar ruas públicas seguras e espaços que possam ser compartilhados por todos.

O secretário-geral disse que cidades mais habitáveis são não só cruciais para os habitantes mas também para oferecer algumas soluções para alguns aspectos chave do desenvolvimento sustentável.

O chefe da ONU afirmou que a data é também uma oportunidade para reconhecer as contribuições dos prefeitos e outros líderes. Transformações urbanas exigem vontade política e a capacidade de coordenar muitos setores interessados.

Ban explicou que os prefeitos dão voz aos cidadãos e desempenham um papel central na construção de cidades bem planeadas, fazendo com que elas sejam os motores de prosperidade, da inovação e da inclusividade.

Ele lembrou que em 2016, a comunidade internacional irá se reunir para a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Segundo Ban, a comunidade internacional deve aproveitar todas as oportunidades que as cidades oferecem para criar uma nova agenda urbana.

Foto: Banco Mundial/Simone D. McCourtie

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-