20.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Baleia morre com 20 kg de plástico no estômago

- Publicidade -

14/11/2013 08h51 – Atualizado em 14/11/2013 08h51

Fonte: The Brasil Leaks

Uma baleia foi encontrada morta esta semana em Helling na costa holandesa, após a ingestão de 59 peças de plástico diferentes, com um peso total de cerca de 20kg, de acordo com a necropsia feita do animal.

A maioria destes resíduos encontrados na baleia morta, eram provenientes de materiais que são utilizadas em estufas, nos Países Baixos, onde cultivam tomates e os vendem para o mercado europeu, dentre outros produtos.

O cultivo em estufa se espalhou rapidamente em anos recentes em muitas regiões, em particular nos países mediterrâneos, onde temperaturas suaves de inverno permitem a produção de vegetais a custo baixo durante todo o ano. No caso da Espanha, as plantações ocupam grandes áreas em Almeria, e começam a proliferar em Murcia e Granada.

Apesar de suas 50 toneladas e 14 metros de comprimento, alguns quilos de plástico foram suficientes para acabar com a vida deste gigante animal. Em março do ano passado, uma outra baleia morreu na costa da Andaluzia após ter também ingerido e estufas plásticas.

Mais de um milhão de aves marinhas e cem mil mamíferos marinhos morrem todos os anos devido a materiais plásticos que são jogados no mar. Segundo a Sociedade Alemã de Protecção selvagem, há cada quilómetro quadrado da superfície da água, existem 18.000 pedaços de plástico, as quais representam 15% do total, uma vez que o resto está submerso no fundo.

A maioria destes resíduos encontrados na baleia morta, eram provenientes de materiais que são utilizadas em estufas, nos Países Baixos, onde cultivam tomates e os vendem para o mercado europeu, dentre outros produtos

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-