22.1 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Chuva e frente fria passam por Amambai nesta semana

- Publicidade -

23/07/2014 14h21 – Atualizado em 23/07/2014 14h21

Fonte: Da Redação com informações Minha Vida

Amambai (MS) – Os sul-mato-grossenses continuam sentindo as baixas temperaturas devido a frente fria que chegou ao Estado nessa semana. O frio chegou em uma forte intensidade, com direito a chuvas e rajadas de vento.

Para o anoitecer desta quarta-feira (23), especialistas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) afirmam que há grande chance de queda de granizo. Ainda de acordo com a Instituição, devido a grande instabilidade e a chegada da frente fria, as mudanças climáticas que estão acontecendo em todo o Estado terão chuvas volumosas e descargas elétricas.

A umidade do ar para os próximos dias deve se manter acima de 60% e no final de semana, a temperatura poderá chegar a 6ºC.

Previsão

A quinta-feira (24) será chuvosa com a passagem da frente fria, ainda com alguns temporais na madrugada. Esfria bastante no decorrer do período com a influência de ar polar, baixa sensação térmica e formação de nevoeiros.

A chuva diminui de intensidade durante a tarde. A máxima para a data é de 24º e a mínima de 14º.

A sexta-feira (25) é com sol e nuvens, amanhecer de muito frio e névoa, mais nuvens no norte do estado com chuva isolada. Há chance de geada no extremo sul ao manhecer. Máxima de 19º e mínima de 12º.

No sábado (26) a frente fria fica estacionada entre o norte e centro do
Estado, áreas que terão chuva isolada e muita umidade.

Ar mais seco e sol entre nuvens no sul do estado, com chance de geada no extremo sul. A máxima é de 21º e a mínima de 11º.

O domingo (7) será de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite nublada com possibilidade de garoa. Máxima de 21º e mínima de 12º.

Cuidados

Segundo o especialista, Paulo Olzon, as estações do ano, hoje em dia, ocorrem de forma atípica. Elas estão se alterando por conta, provavelmente, do efeito estufa e de correntes marítimas como “El Niño” e “La Niña”. O inverno típico, no entanto, é caracterizado por aumento e diminuição de algumas doenças. Assim, aquelas doenças típicas do verão, como as diarreias infecciosas, resultado da contaminação de alimentos por microrganismos, que têm seu crescimento facilitado pelo calor, são pouco comuns. Entretanto, o frio produz uma série de mudanças no comportamento das pessoas, que facilita a transmissão de outras doenças.

A transmissão de doenças respiratórias aumenta em função de alguns fatores. Em primeiro lugar, para evitar o frio, as pessoas costumam ficar em lugares pouco ventilados. O resultado disso é que a possibilidade de transmissão de doenças respiratórias aumenta muito, pois a falta de ventilação concentra os microrganismos, presentes e invisíveis no ar. Exemplos de doenças que têm a transmissão aumentada estão os resfriados (causados por centenas de vírus diferentes), a gripe e as infecções como as pneumonias e as meningites.

A doença meningocócica provocada pelo mesmo agente infeccioso que a meningite é uma variação muito grave e mata quase que a totalidade das pessoas que a adquire. Felizmente é relativamente rara.

O inverno provoca outras mudanças nas vidas das pessoas: a poluição é uma delas. As temperaturas baixas associadas à ausência de chuvas fazem com que em grandes núcleos populacionais, como São Paulo, ocorra uma grande concentração de poluentes na atmosfera, que são inalados, ao se respirar.

O resultado disso é uma menor eficiência do aparelho respiratório em eliminar poluentes e microrganismos facilitando infecções, quadros de rinite ou mesmo asma de ordem irritativa, insuficiência cardíaca, e dificuldade para respirar. O frio é também um grande inimigo particularmente das pessoas idosas, que tem uma maior dificuldade em conservar calor, pois diminuem com facilidade a temperatura do corpo, podendo até morrer em função disso.

Chuva marca presença durante o dia todo em Amambai / Foto: Moreira Produções

Previsão meteorológica do site Clima Tempo.

Cuidados com a saúde no inverno.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-