23.5 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Coreia do Norte rejeita condenação internacional a lançamento de míssil

- Publicidade -

14/02/2017 14h08

Fonte: Rádio ONU

A Conferência sobre o Desarmamento realizou uma plenária nesta terça-feira em Genebra onde diversas delegações* condenaram de forma veemente o lançamento de um míssil balístico conduzido pela Coreia do Norte em 12 de fevereiro.

Os representantes pediram ao país que interrompa seus programas nuclear e balístico e retorne às negociações das seis partes que buscam uma solução pacífica para a questão. Fazem parte do grupo as Coreias do Sul e do Norte, a China, a Rússia, os Estados Unidos e o Japão.

ImpasseO presidente da Conferência, o embaixador romeno Adrian Vierita, informou que a próxima plenária pública, que irá considerar a proposta feita por ele para a criação de um grupo de trabalho sobre o “caminho adiante”, será realizada em 17 de fevereiro.

No encontro, a Coreia do Norte rejeitou a crítica internacional a seus recentes lançamentos balísticos e afirmou que a “eliminação total das armas nucleares é um objetivo compartilhado da humanidade”, incluindo de seu país.

Para o representante norte-coreano, Han Tae Song, a conferência sobre desarmamento está em um “impasse, sem resultados tangíveis, ao contrário da expectativa internacional”.

Segundo ele, a “razão básica” seria a “manipulação constante” da conferência por “algumas grandes potências” de acordo com seus próprios interesses.

Conselho de SegurançaO representante norte-coreano afirmou que seu país se sentia ameaçado e que estaria em seu direito de se defender. Ele também rejeitou “fortemente” a última declaração do Conselho de Segurança da ONU e “todas as suas resoluções contra o país”.

O órgão da ONU emitiu uma nota condenando de forma veemente os últimos lançamentos de mísseis balísticos conduzidos pela Coreia do Norte.

Segundo seus 15 integrantes, as ações são graves violações das obrigações internacionais do país de acordo com diversas resoluções do Conselho de Segurança.

No comunicado, o órgão “lamenta que a Coreia do Norte esteja desviando recursos na busca de mísseis balísticos enquanto os cidadãos do país têm grandes necessidades não atendidas”.

Em nota, o secretário-geral da ONU, António Guterres, também condenou o lançamento de outro míssil balístico pela Coreia do Norte conduzido nesse domingo, 12 de fevereiro.

Votação no Conselho de Segurança em novembro de 2016 sobre Coreia do Norte Foto: ONU/Manuel EliasFoto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-