31.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Jornalistas recebem prêmio por denunciar vigilância da NSA

- Publicidade -

16/04/2014 10h24 – Atualizado em 16/04/2014 10h24

Fonte: Brasil de Fato

Os jornalistas Glenn Greenwald e Laura Poitras viajaram aos Estados Unidos pela primeira vez desde que denunciaram as enormes operações de vigilância desenvolvidas pela Agência Nacional de Segurança (NSA). Na sexta-feira, 11 de abril, na cidade de Nova York, receberam o prêmio George Polk por suas informações sobre a NSA.

Durante os últimos 10 meses, Poitras e Greenwald tiveram um papel chave no relatório sobre a enorme quantidade de documentos filtrados por Edward Snowden. Somaram-se a eles outros colegas como Ewen MacAskill do periódico The Guardian e Barton Gellman do Washington Post, com quem dividiram o prêmio.

Nos discursos que fizeram ao aceitar o prêmio, Poitras e Greenwald homenagearam sua fonte. “Cada um destes prêmios confirma ainda mais que o que fez Snowden ao dar um passo à frente foi absolutamente correto e merece gratidão, não acusação, nem décadas de prisão”, afirmou Greenwald. “Nenhum de nós estaria aqui […] se alguém não houvesse decidido sacrificar sua vida para que esta informação estivesse disponível”, afirmou Poitras. “Portanto, este prêmio na realidade é para Edward Snowden”.

Com informações de democracynow.org.

Jornalistas recebem prêmio por denunciar vigilância da NSA

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-