21.9 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Semana da África 2015 começa na ONU destacando integração e comércio

- Publicidade -

13/10/2015 10h54 – Atualizado em 13/10/2015 10h54

Fonte: Rádio ONU

Começou nesta segunda-feira (12), a Semana da África 2015 com o tema: Agenda 2063 e Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: Passando de Aspirações para a Realidade.

O secretário-executivo da Comissão Econômica para África, ECA, Carlos Lopes, participou da abertura do encontro e falou à Rádio ONU sobre sua importância.

Agendas

“É uma oportunidade para por a África na agenda e vem logo aí no percalço da reunião importante da Assembleia Geral que adotou os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Então, é uma oportunidade para os africanos demonstrarem como estes objetivos tem que trabalhar também para os interesses africanos e como os africanos se preparam para poder renovar a sua agenda que é muito bem estruturada, a agenda 2063 com seu primeiro plano de 10 anos em relação a estes objetivos”.

Também presente na abertura do encontro, na sede das Nações Unidas, em Nova York, o secretário-geral elogiou o tema do evento e o foco na “integração e no desbloqueio do pleno potencial de comércio”.

Para Ban Ki-moon, “operacionalizar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, e a Agenda 2063 da União Africana, será chave para o sucesso em garantir uma vida digna para todos”.

Parceria

Ele afirmou que o sistema das Nações Unidas está comprometido em apoiar o plano inicial de 10 anos para a implementação da Agenda 2063.

O chefe da ONU declarou que a agenda 2030, compartilhada, reforça ainda mais a importância das organizações regionais e subregionais no planejamento, execução e revisão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Ban disse ainda que, com o tempo, a parceria entre as Nações Unidas e a União Africana ficou ainda mais forte.

Ele afirmou que esta cooperação está ajudando a dar resultados em prevenção de conflitos, estabelecimento, manutenção e construção da paz e assistência humanitária.

Além disso, Ban disse que ela ajuda ainda na promoção da democracia, dos direitos humanos, do Estado de direito e da boa governança, assim como do desenvolvimento inclusivo e do crescimento equitativo.

Semana da África destaca integração e comércio. Foto: Banco Mundial

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-