24.7 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Balanço da Operação Ágata 9

- Publicidade -

03/08/2015 22h04 – Atualizado em 03/08/2015 22h04

Fonte: Imprensa 17° Regimento de Cavalaria Mecanizado

A Operação Ágata 9, iniciada na manhã do dia 22 de julho e encerrada as 23h59 de 31 de julho, em toda extensão da fronteira oeste brasileira, atingiu plenamente os objetivos propostos. Impactou positivamente na sensação de segurança, intensificando a presença do Estado na Faixa de Fronteira e combatendo os crimes transfronteiriços, tais como, narcotráfico, contrabando de armas, munições e veículos, contrabando, descaminho e crimes ambientais.

A Operação foi coordenada pelo Ministério da Defesa, por meio do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), e contou com a participação do Ministério da Justiça. A Área de Operações Oeste compreende os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rondônia, cerca de 4.500 quilômetros de fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai.

Entre outros, foram apreendidos cerca de 4 toneladas de maconha, 1.260 m³ de madeira ilegal, 13.000 litros de combustível e foram efetuadas 34 prisões. Foram realizadas também 50.362 vistorias em veículos e embarcações e realizadas nove interceptações de aeronaves suspeitas.

Participaram da Operação cerca de 11.0000 militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, em integração com cerca de 600 agentes das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Rodoviária Estadual, Militar e Civil e de diversas agências governamentais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Receita Federal, Defesa Civil-MS, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Grupo Especial de Fronteira – MT (GEFRON), Agencia Nacional da Aviação Civil (ANAC) e Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Foram empregadas 340 viaturas, 76 embarcações e 26 aeronaves.

Além do combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, a Operação Ágata 9 realizou ações cívico-sociais (ACISO), levando atendimento médico, odontológico e hospitalar a populações de localidades isoladas e menos assistidas. Foram realizados 4.027 atendimentos médicos, 2.675 atendimentos odontológicos, 6.653 atividades de prevenção de saúde e distribuídos 11.500 medicamentos.

Fronteira

No contexto das Operações, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, localizada em Dourados/MS, foi responsável por cerca de 650 quilômetros de faixa de fronteira com o Paraguai, desde os limites de Caracol até o município de Mundo Novo, atuando dentro dos limites da Faixa de Fronteira (da linha até 150 km para o interior do nosso território).

No período da operação, foram revistados 16.809 carros, 3.695 motos, 1.468 caminhões, 644 ônibus e 670 pessoas. As unidades da Brigada envolvidas ocuparam 184 Postos de Bloqueio e Controle de Estrada (PBCE), realizaram 153 patrulhas terrestres, oito patrulhas fluviais e três reconhecimentos.

Participaram da Operação, diariamente, cerca de 1.700 militares da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e aproximadamente 70 integrantes dos órgãos de segurança pública e fiscalização. Dessa ação conjunta, foram apreendidos 1.670,695 quilos de maconha, 16 armas de fogo e munições diversas e 611 volumes de mercadorias caracterizando descaminhos, como pneus, amortecedores, eletrônicos, roupas e bebidas, entre outros.

A essência das operações interagências foi plenamente atingida. Nelas, as Forças Armadas buscaram, mais que tudo, apoiar os órgãos de segurança pública e de fiscalização para que pudessem bem executar suas missões de proporcionar segurança à população.

Em relação às Ações Cívico Sociais (ACISO), na área da Brigada foram desenvolvidas nos municípios de Dourados, Nioaque, Maracajú, Ponta Porã, Aral Moreira, Caracol e Amambai com os seguintes resultados: 423 atendimentos médicos, 316 atendimentos odontológicos, 595 atividades de prevenção de saúde e distribuídos 419 kits de higiene bucal, 263 cortes de cabelo, bem como mais de 1000 pessoas foram beneficiadas com palestras sobre prevenção ao alcoolismo, nutrição, doenças sexualmente transmissíveis, procedimentos alimentares e oficinas de escovação dentária, entre outros. Também foram realizadas atividades culturais e recreativas, tais como, apresentações da Banda de Música e exposição de material do Exército, dentre outras.

Balanço da Operação Ágata 9

Balanço da Operação Ágata 9

Balanço da Operação Ágata 9

Balanço da Operação Ágata 9

Balanço da Operação Ágata 9

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-