22.1 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Fifa conclui investigação sobre Blatter e Platini, que podem ter punição longa

- Publicidade -

21/11/2015 10h06 – Atualizado em 21/11/2015 10h06

Segundo agência de notícias, dupla deverá ser suspensa pelo Comitê de Ética por “muitos anos” por causa de pagamento feito ao francês pela entidade em 2011

Fonte: Globoesporte

O Comitê de Ética da Fifa divulgou neste sábado que concluiu as investigações sobre Joseph Blatter e Michel Platini. Agora, os responsáveis pelo caso vão estudar o relatório e depois anunciar a punição final para o suíço e o francês, que estão suspensos provisoriamente do futebol por 90 dias. Segundo a agência de notícias “Press Association”, a decisão não será nada favorável para a dupla: a suspensão deverá ser de “muitos anos” por causa do pagamento de 2 milhões de francos suíços (R$ 7,3 milhões) pela Fifa ao presidente da Uefa em 2011.

De acordo com a reportagem, o relatório do comitê de investigação fala em “pedido de punições” a Blatter e Platini. A agência diz que o Comitê de Ética vai basear sua decisão em quatro pontos do Código de Ética da Fifa: má gestão, conflito de interesses, contabilidade falsa e falta de cooperação com o Comitê de Ética.

Nunca houve um contrato assinado entre Platini e a Fifa para o recebimento do valor em 2011. Segundo Blatter, os dois fizeram um acordo verbal com a justificativa de “trabalho feito entre janeiro de 1999 e junho de 2002”.

Na última quinta-feira, o Comitê de Apelação da Fifa rejeitou os recursos da dupla contra a suspensão provisória por 90 dias de qualquer atividade relacionada ao futebol – pode haver prorrogação por mais 45 dias. Um dia depois, o francês entrou com um recurso na Corte Arbitral do Esporte (TAS, na sigla em inglês) contra a decisão.

Antes do escândalo, Platini era considerado o favorito na eleição para presidente da Fifa em fevereiro de 2016. O francês chegou a apresentar a candidatura antes da suspensão, porém seu nome não aparece na lista oficial da entidade pois está proibido de ter seu nome envolvido em atividades do futebol.

Fifa conclui investigação sobre Blatter e Platini, que podem ter punição longa

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-