20.8 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Ministério Público denuncia todos os vereadores de Naviraí

- Publicidade -

25/10/2014 09h49 – Atualizado em 25/10/2014 09h49

Fonte: Tá na Mídia Naviraí e Dourados News

Após a conclusão das investigações policiais que levaram a deflagração da “Operação Atenas” pela Polícia Federal no dia 8 de outubro, em Naviraí, o MPE (Ministério Público Estadual) ofereceu denúncias contra todos os vereadores do município.

Segundo o Tá na Mídia Naviraí, o ex-presidente da Câmara local, Cicero dos Santos, o ‘Cicinho do PT’, o primeiro e segundo secretários, Elias Alves (PSDB) e José Odair Gallo (PDT), além de Marcus Douglas Miranda, Adriano José Silvério, Solange Olímpia Pereira de Castro Melo, Carlos Alberto Sanches, Jaime Dutra, José Roberto Alves, Mário Gomes, Gean Carlos Volpato, Vanderlei Chagas e Moacir Aparecido de Andrade, que assumiu a presidência após a saída de Cicinho, foram citados pelo órgão.

Eles estão envolvidos na prática do crime de organização criminosa, já que, ainda conforme a denúncia, ‘todos se associaram de forma estruturada e concatenada, para o fim de obterem direta ou indiretamente vantagem ilícita, mediante a prática de infrações penais, valendo-se, para tanto, de suas condições de empresários ou funcionários públicos (vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Naviraí)’.

Os outros envolvidos são Carlos Brito de Oliveira, Wagner Nascimento Máximo Antonio, Thiago Caliza da Rocha, Rogério dos Santos Silva e Mainara Géssica Malinski, mulher do ex-presidente da Casa.

Conforme o Tá na Mídia, alguns dos indiciados foram denunciados pela prática de outros crimes.

Cicero dos Santos por corrupção passiva, peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro, Marcus Douglas Miranda, pela prática dos crimes de corrupção passiva, peculato, Mainara Géssica Malinski pela prática do crime de lavagem de dinheiro, Adriano José Silvério pelos crimes de corrupção passiva, Solange Olímpia Pereira de Castro Melo pelos crimes de peculato, Carlos Alberto Sanches por corrupção passiva, Carlos Brito de Oliveira pelos crimes de fraude à licitação e lavagem de dinheiro, Wagner Nascimento Máximo Antônio pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, Thiago Caliza da Rocha por peculato e lavagem de dinheiro e Rogério dos Santos Silva pela prática de peculato e lavagem de dinheiro.

Os autos agora se encontram conclusos ao juiz da Vara Criminal, para decisão sobre o recebimento da denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual. Sendo ela recebida, os denunciados serão citados e terão a oportunidade de apresentarem defesa, sendo, na sequencia, ouvidas as testemunhas arroladas pelas partes e interrogados os acusados.

Operação Athenas

No dia 8 de outubro, policiais federais desencadearam a Operação Athenas no município da região Sul do Estado, após investigações sobre um esquema de corrupção na Câmara de Vereadores da cidade.

O presidente da casa, Cícero dos Santos (PT), o Cicinho do PT, Adriano José Silvério (PMDB), que ocupa o cargo de segundo secretário, Solange Olimpia Pereira de Castro Melo (PSDB), Carlos Alberto Sanchez (PSDB) e Marcus Douglas Miranda (PMN) acabaram detidos na ação. O nome de Vanderlei Chagas (PSD) foi citado pela polícia, porém, ele não foi preso na época.

Além dos legisladores, os outros quatro servidores que trabalhavam ou tinham algum envolvimento com eles, também foram detidos no dia.

Segundo a Polícia Federal, na ação foram apreendidos 27 veículos, quatro armas de fogo, uma motocicleta, um barco e R$ 70 mil, além de um cofre.

As investigações começaram em 2013 e as acusações são por corrupção, desvio de recursos públicos, esquemas envolvendo diárias dos legisladores, contratos superfaturados, formação de quadrilha e extorsão do Executivo municipal.

Além das prisões, a Justiça determinou que fossem cumpridos 35 mandados de busca e ouvidas 28 pessoas, entre elas, empresários, políticos e servidores.

Operação Athenas foi desencadeada pela Polícia Federal no município de Naviraí; Cicinho do PT [branco] e outros quatro legisladores foram presos no dia - Foto: Osvaldo Duarte

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-