24.7 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

“Mais grave do que a instabilidade jurídica é a disseminação do ódio”

- Publicidade -

02/09/2015 17h02 – Atualizado em 02/09/2015 17h02

“Mais grave do que a instabilidade jurídica é a disseminação do ódio”, diz Simone ao reforçar a importância da PEC 71, aprovada hoje na CCJ

Fonte: Assessora de Imprensa da Senadora Simone Tebet

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou a PEC 71/2011, que garante a indenização da terra nua a proprietários de terras declaradas indígenas. A senadora Simone Tebet apresentou uma emenda à PEC para garantir que o pagamento seja prévio, em dinheiro e de forma justa.

Durante a discussão da matéria, a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) disse que mais do que a instabilidade jurídica, o que se vê hoje em seu Estado é a instabilidade social. Ela lamentou o fato de mulheres e crianças indígenas do Distrito de Campestre, próximo a Antônio João, onde um índio foi morto no último sábado, estarem com medo de ir à cidade para não sofrer discriminação e represálias. “Mais grave que a instabilidade jurídica ou a crise financeira é a disseminação do ódio. Nos últimos 12 anos tivemos inúmeros casos de invasões, destruição e assassinatos”, lamentou.

Simone, que participou ativamente da articulação junto à Funai, ao Ministério da Justiça e aos parlamentares para viabilizar a aprovação da PEC, entende que este momento é propício para avançar na legislação. Segundo ela, de tanto sofrer com as invasões, o produtor já está amadurecido para sair da terra. As comunidades indígenas já aceitam que o branco seja indenizado e o poder público já entendeu que o pagamento pela terra nua, além das benfeitorias, é a saída para retomar a paz no campo.

“A situação hoje é tão grave que o Ministro da Justiça está em Campo Grande e efetivos da Força Nacional e do Exército foram para o Estado”. Simone ressaltou que o conflito indígena está presente em diversos estados brasileiros.

A PEC ainda deve ser votada em dois turnos no Plenário do Senado e depois passar pela Câmara dos Deputados.

“Mais grave do que a instabilidade jurídica é a disseminação do ódio”

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-