23.5 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Presidente do Conselho Federal fala sobre reforma política em Campo Grande (MS)

- Publicidade -

29/01/2015 15h00 – Atualizado em 29/01/2015 15h00

Fonte: OAB/MS

O financiamento de grandes empresas nas campanhas políticas é o principal embate da Ordem dos Advogados do Brasil, que juntamente a outras 100 entidades nacionais buscam assinaturas da população no projeto de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. O projeto foi apresentado pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, à imprensa de Campo Grande, durante coletiva, nesta quinta-feira (29), na sede da OAB/MS.

“Entendemos que o financiamento por parte de empresas nas campanhas políticas é inconstitucional. O poder emana do povo e as empresas têm o papel de gerar emprego e renda e não podemos permitir que definam quem serão os eleitos em nosso País”, disse Marcus Vinicius. O presidente ressaltou que dos onze votos necessários para aprovação da Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pela OAB contra esse tipo de financiamento, seis já foram declarados como favoráveis. “Essa é uma decisão que resgata a luta pela democracia, uma das bases da nossa instituição”, disse.

Além do financiamento, o presidente elencou outros pontos que compõem o projeto de inicia popular, como a diminuição do número de candidatos. “Diminuiremos, principalmente, os custos que o alto número de candidatos representa para o sistema eleitoral brasileiro”, pontuou. Marcus Vinicius listou também a necessidade de maior participação das mulheres nos pleitos.

A coletiva de imprensa foi motivada pela vinda do presidente para o lançamento da pedra fundamental do auditório da OAB/MS, que irá abrigar quase mil pessoas, com um espaço de 515 lugares no auditório principal e 460 no salão social. O auditório será construído no Espaço da ESA/MS, com acesso pela rua Antônio Maria Coelho, e poderá ser destinado a congressos e seminários jurídicos, apresentação de peças teatrais, shows musicais entre outros eventos culturais e de negócios.

Da solenidade também participaram o vice-presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, o secretário-geral Lázaro José Gomes Júnior, o secretário-geral adjunto Victor Jorgue Matos, o diretor-tesoureiro Elvio Gusson, o Arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, além de conselheiros federais, seccionais, diretoria da Caixa de Assistência (CAAMS) e da Escola Superior de Advocacia (ESA/MS), advogados e membros de comissões da OAB/MS.

Presidente do Conselho Federal fala sobre reforma política em Campo Grande (MS)

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-