21.9 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Programa Agrinho leva história sul-mato-grossense para alunos

- Publicidade -

17/04/2015 09h31 – Atualizado em 17/04/2015 09h31

Programa Agrinho leva história sul-mato-grossense para alunos de escolas públicas

Fonte: Famasul

Manoel de Barros, Oliva Enciso, Délio e Delinha, Visconde de Taunay, Glauce Rocha, José Octávio Guizzo e Conceição dos Bugres. Esses são alguns dos integrantes da cultura regional cujo legado será levado para alunos do programa Agrinho 2015, lançado na manhã desta quinta-feira (16), na Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul.

Para que professores e estudantes do 1º ao 9º ano possam trabalhar com o conteúdo referente as personalidades que contribuíram para a construção da história e cultura do Estado uma equipe pedagógica elaborou o material que será levado para a sala de aula. A novidade foi anunciada no lançamento da edição deste ano do programa, que teve a presença do Governador Reinaldo Azambuja.

Ano passado a iniciativa atendeu 31,4 mil estudantes provenientes de 88 escolas em oito municípios do Estado. Para 2015, a adesão aumentou para 19 municípios e 173 escolas participantes, projetando assim um atendimento de 64 mil alunos da rede pública de ensino.

O programa de responsabilidade social criado há 20 anos no Paraná e desenvolvido e coordenado pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem tem o objetivo de levar às crianças e jovens, estudantes do 1° ao 9° ano da rede pública de ensino, os conceitos de ética e cidadania por meio dos temas transversais proposto pelo Ministério da Educação.

Na avaliação da coordenadora regional Sandra Serrano a discussão dos temas transversais desperta no aluno a consciência reflexiva do conteúdo educacional. “Os professores trabalharão temas comuns ao cotidiano dos estudantes como saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, educação sexual, cidadania e trabalho, sem perder de vista o foco na sustentabilidade, ética e conexão campo-cidade. Aliados ao ensino formal estes assuntos promoverão o despertar reflexivo e criativo do aluno”, destacou.

Representando os municípios participantes no projeto piloto do Agrinho, a prefeita de Terenos, Carla Castro Brandão, lembrou o envolvimento dos professores e alunos do município, os quais conquistaram 14 prêmios oferecidos pelo programa como incentivos em 2014. “Foi uma experiência muito positiva e eu como professora e ex-secretária de educação concordo que quanto mais incentivo se oferece a professores e alunos, melhor a resposta. A prova disso foi a premiação de alunos e professores da rede pública”, reforçou.

Segundo o presidente da Famasul, Nilton Pickler, o programa reforça o papel transformador da educação. “Nós acreditamos muito no Agrinho e percebemos isso nos resultados obtidos ao final do primeiro ano. Por isso, daremos continuidade com objetivo de contribuir para educação de Mato Grosso do Sul”, considerou.

O governador Reinaldo Azambuja exaltou a importância do trabalho educacional realizado para crianças e jovens de Mato Grosso do Sul. “Daremos continuidade a esta parceria de sucesso, pois estamos comprometidos com a educação de novas gerações e o desenvolvimento do Estado. Por isso trabalharemos para que todos os 79 municípios recebam o programa”, pontuou.

O superintendente regional do Senar, Rogério Beretta, avaliou que os professores e coordenadores pedagógicos foram essenciais para o funcionamento do programa piloto, realizado no ano passado. “Agradecemos a todos os parceiros que tornaram possível a implantação do Agrinho, porém temos que parabenizar toda equipe docente das escolas participantes pela dedicação e envolvimento. O resultado apresentado no concurso realizado em novembro comprovou que alunos e professores entenderam a proposta do programa”, finalizou.

Agrinho MS – Lançado em 2014 pelo Senar/MS, o programa de responsabilidade social criado há quase 20 anos no Paraná tem o objetivo de levar às crianças e jovens, estudantes do 1° ao 9° anos da rede pública de ensino, a importância do meio rural para o desenvolvimento econômico e social, do Estado e País. Desenvolvido em parceria com as secretarias estadual e municipal de Educação, a iniciativa trabalha nas escolas desenvolvendo proposta pedagógica com base na interdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa, por meio de material próprio, abordando temas relacionados à ética, cidadania, saúde, alimentação, desenvolvimento sustentável e produção de alimentos, com enfoque na preservação ambiental.

O programa é realizado em parceria com a SED – Secretaria de Estado de Educação, UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Senar/MS, Fundação de Cultura de MS, Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Ateliê Ana Ruas.

Superintendente Regional do Senar, Rogério Beretta destaca comprometimento e participação de professores e alunos / Foto: Divulgação

Presidente da Famasul - Nilton Pickler durante Lançamento do programa Agrinho 2015 / Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-