22.1 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Secretários do Mapa participam de reunião nos EUA

- Publicidade -

16/04/2014 13h24 – Atualizado em 16/04/2014 13h24

Encontro realizado em Washington proporciona entendimentos importantes para o agronegócio brasileiro

Fonte: Ministério da Agricultura

O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI/Mapa), Marcelo Junqueira, e o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDC/Mapa), Caio Rocha, reuniram-se com o secretario para Produção e Serviços Exteriores do Departamento de Agricultura dos EUA (FFAS/USDA), Michael Scuse, na última quarta-feira (9).

Sobre as negociações para o acesso da carne bovina brasileira aos EUA, os secretários consolidaram entendimentos sobre as etapas remanescentes do processo. Nos próximos 10 dias, o período de consulta pública sobre o regulamento dos EUA que autorizará importações de carne bovina in natura de 14 estados brasileiros será concluído. As partes reiteraram que, nos próximos meses, o processo deverá ser concluído sem maiores demoras para publicação da versão final do regulamento. As partes acordaram o envio de missão técnica brasileira aos EUA para discutir pendências relacionadas às exportações de produtos termo processados, enlatados, com vistas a permitir a habilitação de novos estabelecimentos exportadores brasileiros.

Para o tratamento de temas relacionados à biotecnologia e atuação em organismos multilaterais de referência para o comércio internacional de produtos agropecuários, haverá a criação de dois grupos de trabalho de alto nível que aperfeiçoará a atuação conjunta dos países no combate às barreiras impostas por outros países sobre os produtos do agronegócio. Brasil e EUA têm reforçado a parceria em fóruns internacionais, defendendo a prevalência do princípio científico no estabelecimento de padrões internacionais de referência e requisitos de importação de outros países.

Foi acordado o apoio mútuo nas gestões sobre os terceiros países para a liberação das importações da variedade de milho transgênico cultivado no Brasil e nos EUA e, também, o envio de missão técnica brasileira aos EUA para o aprofundamento do intercâmbio técnico sobre temas ligados à extensão rural e agricultura orgânica. O encontro foi favorável e capaz de gerar benefícios diretos para a balança comercial do agronegócio dos dois países.

Secretários do Mapa participam de reunião nos EUA

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-