21.9 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Doenças respiratórias, o mal do inverno

- Publicidade -

24/06/2016 09h05

Fonte: Da Redação

Amambai (MS)- Apesar de o frio já ter chegado de forma intensa em Amambai há mais de um mês, o inverno começou oficialmente às 18h34 da segunda-feira (20). E, com a época mais gelada do ano, vêm também as doenças respiratórias, como o resfriado, gripe, pneumonia e bronquite, entre outras.

A queda de temperatura, o ar seco, a poluição, os casacos de lã que ficaram guardados no armário e o fato de ficarmos em ambientes fechados favorecem a ação de vírus e bactérias.

Essas doenças, se tratadas de maneira correta, não causam grandes transtornos, porém quando se agravam, podem até levar à morte. E é por isso que deve-se estar atentos a pequenas coisas. A informação e cuidados não só científicos, são também sabedoria popular, como a de Esmarina da Silva:

“Eu gosto muito do frio, mas sei que junto com ele vem um monte de doenças e, por isso, sempre me mantenho bem agasalhada e evito sair na chuva, além de deixar sempre minha casa bem arejada”, afirma Esmarina, que reside na vila Limeira em Amambai.

Essas e outras dicas são de extrema importância para quem deseja aproveitar ao máximo a estação mais fria do ano sem nenhum incômodo. Confira outras dicas:

  • Lave as mãos com frequência;
  • Pratique atividade física;
  • Cuide da alimentação;
  • Se agasalhe bem;
  • Evite tomar banhos muito quentes;
  • Mantenha as roupas de cama sempre limpas;
  • Evite ficar em ambientes fechados
  • Não compartilhe objetos pessoais de higiene ou uso cotidiano como copos e toalhas;

Vacina contra gripe já foi liberada para pessoas fora da área de risco

Outra dica para se prevenir é tomar a vacina contra gripe. Em Amambai, ela só é oferecida nos postos de saúde e já foi liberada para pessoas fora da área de risco, porém as doses estão em falta.

Segundo a coordenação de vacinas do município, em breve novas doses estarão chegando nos postos e estarão disponíveis à população.

Doenças respiratórias, o mal do inverno

Doenças respiratórias, o mal do inverno

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-